Jornal da EPTV destaca o Observatório Astronômico da UNIFAL-MG no Dia Nacional da Astronomia

Para marcar o Dia Nacional da Astronomia, comemorado em 2/12, o Jornal da EPTV 1ª Edição destacou o Observatório Astronômico da UNIFAL-MG em matéria ao vivo, direto do local. Na reportagem, o professor Artur Justiniano Roberto Júnior, coordenador do observatório, destacou a importância desse espaço de ciência da Universidade para o desenvolvimento de projetos, pesquisas e atividades nas disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação.

Na entrevista, o professor Artur Justiniano, falou das possibilidades de utilização  do Observatório Astronômico no monitoramento de estrelas variáveis e observação dos exoplanetas, entre outras pesquisas. O coordenador também ressaltou o uso do espaço e dos instrumentos do observatório para divulgação científica.

Ao ser perguntado sobre o que ainda precisa ser respondido pela Astronomia, o astrofísico ressaltou: “Ainda tem muitas perguntas sem respostas. Na verdade, na Astronomia existem mais perguntas do que respostas”. Entre as perguntas  ainda sem resposta ele apontou a origem do universo, o destino do universo e a existência de vida fora da terra, enfatizando que são temas em evidência entre os pesquisadores.

O Observatório Astronômico da UNIFAL-MG está localizado na Unidade Santa Clara, em Alfenas. As visitações estão suspensas devido a pandemia.  Saiba mais sobre o local e sobre Astronomia na matéria especial sobre o Dia Nacional da Astronomia publicada no portal da Universidade.

Confira a reportagem da EPTV:

A reportagem está disponível em https://globoplay.globo.com/v/9069292/programa/