“É hora de planejar”, diz reitor da UNIFAL-MG em programa Análise Van, da Rádio Vanguarda FM 103,1, sobre possível retorno de aulas presenciais; confira a conversa completa

O quadro “Análise Van”, da Rádio Vanguarda FM 103,1, de Varginha, contou com a participação do reitor da UNIFAL-MG e novo presidente do Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) no biênio 2021-2022 , Prof. Sandro Amadeu Cerveira, no dia 09/12, em bate-papo sobre os desafios futuros na gestão do Foripes, a retomada das aulas presenciais, conforme orientação do MEC, e o modelo híbrido de ensino.

Segundo o Prof. Sandro Amadeu, entre os desafios no Foripes, destaca-se o corte na ordem de 18% em orçamento previsto para as universidades. “Com o desejo de retorno a março, isso implica uma série de gastos não só para garantir a segurança dos alunos, professores, servidores, técnicos e terceirizados, mas, na verdade, também, para a segurança da população das três cidades: Alfenas, Poços de Caldas e Varginha”, comentou. Sobre a possível retomada das aulas presenciais, o Prof. salientou que a Universidade planeja um retorno em etapas, o qual deve ser aprovado pelo Comitê Interno de Acompanhamento da Covid-19 e pelo Conselho Universitário, considerando o cenário epidemiológico do país. “É hora de planejar”, disse.

Na oportunidade, o reitor da UNIFAL-MG ainda destacou o trabalho da Universidade mesmo durante a pandemia, em formato remoto e presencial. “Na verdade, nós não paramos. O nosso trabalho mudou de local, se configurou de outro jeito, que é mais custoso […]. Mas a universidade pública não produz somente ensino de Graduação; ela produz ensino de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Nós mantivemos, na UNIFAL-MG, o funcionamento da pesquisa, com regras próprias, respeitando o afastamento social e a segurança dos pesquisadores. Inclusive, a UNIFAL-MG investiu, neste ano, aproximadamente R$ 700 mil em pesquisa só com foco na Covid-19. Nós mantivemos nossos programas de extensão remotamente, garantindo o atendimento a idosos e a pessoas em confinamento para garantir a saúde mental das pessoas. Nós estamos trabalhando mais que o normal”, salientou.

No bate-papo, o Prof. Sandro Amadeu também falou sobre a potencialização do modelo híbrido de ensino e diferenciou as características da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Foripes.

Quer saber mais? Ouça o programa completo neste link: https://anchor.fm/unifal-mg/embed/episodes/UNIFAL-MG-na-Mdia-Prof–Sandro-Amadeu-Cerveira-participa-do-quadro-Anlise-Van-sobre-o-Foripes-e-o-retorno-s-aulas-presenciais-eniu9c