Contos – “O que te assombra antes de dormir?” – Katia Aparecida da Silva Oliveira (Org.)

Inquietudes, medos e temores intrínsecos à natureza humana podem integrar textos literários. Em vista disso, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras elaborou o e-book “O que te assombra antes de dormir?”, composto por contos fantásticos escritos por alunos do Ensino Fundamental, graduandos em Letras de várias Universidades e graduados de outros cursos.

Segundo a professora Katia Aparecida da Silva Oliveira, a intenção, desde o começo da iniciativa, é alcançar escolas, universidades e comunidades que, mesmo longe de Alfenas, podem se aproximar a partir da arte. (Foto: Reprodução/PET Letras)

Organizada pela professora Katia Aparecida da Silva Oliveira, tutora do PET Letras desde 2017, a obra estimula a criação de novas realidades, a fim de refletir sobre medos guardados em lugares profundos dos seres, elementos sobrenaturais, situações cotidianas ou angústias existenciais, a partir da escrita de um gênero caracterizado pela brevidade e concisão: o conto.

“A leitura de um conto permite que, em poucos minutos, em pouco tempo, o leitor se dê conta do universo ficcional criado pelo autor […]. Quando lemos esse gênero, estamos refletindo sobre a experiência humana em sua essência”, salienta a professora Kátia ao longo do vídeo de lançamento do e-book.  Segundo ela, é a partir do século XIX que se passa a registrar, com mais intensidade, a manifestação de grandes contistas ao redor do mundo. “Parece que, desde então, temos tido a necessidade de contar histórias mais concisas e, ao mesmo tempo, histórias que refletem algo da nossa alma de uma forma mais direta, objetiva, pontual”, completa.

Sobre o conto fantástico, a Profa. Kátia Aparecida reforça: “trata-se de uma narrativa breve que tem esta característica especial: o surgimento de um fenômeno sobrenatural em um mundo que consideramos real. Isso faz com que a gente questione a realidade, as verdades absolutas e a própria racionalidade”. Para ela, ainda, escrever um livro é uma tarefa que demanda tempo e carinho dos participantes. “Por outro lado, produzir um livro de contos neste ano tão difícil que estamos vivendo é uma conquista muito grande. Acho que é uma coincidência termos usado o tema do conto fantástico num período tão fantástico como este. Coisas inimagináveis aconteceram, assim como as coisas inimagináveis que vimos nos textos”, diz.

Imagem do conto “O complexo de Ana”

No total, o e-book conta com 16 contos, em 192 páginas, cujos títulos são: “O complexo de Ana”, “Conto Antigo”, “O desejo de Ivan”, “Especial”, “Eu sigo a linha”, “Formalidades Cotidianas”, “Frenesi”, “A mansão Collins”, “O mistério da velha casa no fim da rua”, “Os olhos escarlates”, “Ordinary night”, “Pesadelos de infância”, “Quem está me ouvindo?”, “Reflexo”, “A Régua” e “O sétimo filho”. A obra também apresenta sugestões de obras para leitura.

“O que te assombra antes de dormir?” é fruto do sucesso do projeto “Primeiro Concurso Literário de Crônicas: Pedaços do Meu Canto”, realizado em 2019, o qual inspirou a criação da segunda edição do Concurso Literário. Assim como no e-book “Pedaços do Meu Canto”, o processo de avaliação e de seleção foi realizado por integrantes do grupo PET Letras, por convidados e por professores do curso de Letras da UNIFAL-MG.

A obra foi lançada pela Editora UNIFAL-MG. Para conferir, clique aqui.