UNIFAL-MG oferece curso de biossegurança com orientações para o retorno seguro das atividades presenciais; conteúdo programático destaca medidas de prevenção à covid-19 nos espaços da Universidade

O retorno gradual das atividades presenciais na UNIFAL-MG avança à medida que o cenário epidêmico se mostra favorável diante da vacinação contra a covid-19 e para contribuir com a retomada segura, a Universidade realiza, entre outubro e novembro, um curso de biossegurança no formato online. O objetivo de orientar agentes envolvidos no funcionamento da Instituição quanto às medidas de proteção e prevenção. A formação integra o Plano de Retomada das Atividades Presenciais e é destinada aos discentes, docentes, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados, prestadores de serviços e fornecedores de materiais e insumos.

Além da apresentação do Plano de Retomada , o conteúdo programático do curso destaca as bases referenciais e as medidas necessárias contra o contágio, como uso de máscara, etiqueta respiratória, higienização de mãos e uso de álcool em gel, respeito ao distanciamento físico, adesão a medidas comportamentais e cuidados em relação ao ambiente e à conscientização. “O curso é totalmente on-line, assíncrono e autoinstrutivo, com 3 horas de duração, contendo material de leitura obrigatória, exercícios e sugestões de vídeos explicativos e leituras complementares. O conteúdo poderá ser baixado totalmente e também poderá ser acessado até o dia 30/11/2021”, informou a professora Cristiane Aparecida Silveira Monteiro, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG. 

O curso de biossegurança é coordenado pela professora Cristiane Aparecida Monteiro, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal/Cristiane Monteiro)

Segundo explicação da docente, haverá um arquivo com 75 slides e exercício com 10 questões. Participantes com aproveitamento de pelo menos 60% poderão emitir certificado de realização do curso, no Moodle, caso o responsável pela atividade presencial necessite da comprovação.

“O curso é importante pois fornece orientação clara a todos os participantes, ao retornar às atividades presenciais, de acordo com a Etapa de Retomada, e orienta quanto à determinação normativa de caracterização de casos suspeitos e casos confirmados e as medidas a serem tomadas”, completou a docente.

Além das medidas de prevenção, a ação também busca conscientizar responsabilidades individuais e coletivas da comunidade acadêmica. “Não basta a Instituição fazer a sua parte. Cada um é responsável no cuidado do seu próprio ambiente, material, na adoção de medidas comportamentais, na manutenção do distanciamento físico. Além da higienização do ambiente e limitação no número de pessoas dentro das salas de aula, é necessário, por exemplo, que as pessoas usem a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar e, também, que não fiquem aglomeradas do lado de fora das salas ou nas escadas”, finalizou a professora. 

As inscrições são feitas pelo CAEX. Confira o cronograma abaixo: 

Inscrições realizadas nesse período:                                             Poderão realizar o curso a partir de:

             06 a 10/10/2021                                                                                              12/10/2021
             11 a 14/10/2021                                                                                              16/10/2021
             15 a 21/10/2021                                                                                              23/10/2021
             22 a 28/10/2021                                                                                              30/10/2021
             29 a 04/11/2021                                                                                              06/11/2021
             05 a 11/11/2021                                                                                              13/11/2021
             12 a 18/11/2021                                                                                              20/11/2021
             19 a 25/11/2021                                                                                              25/11/2021

O curso é coordenado pela Comissão de planejamento e preparação das equipes para atuar nas medidas educativas de biossegurança para o combate à covid-19 (Portaria nº 1549, de 29 de setembro de 2021). 

Copy link
Powered by Social Snap