“Casos Clínicos Comentados em Ginecologia e Obstetrícia” – Luciana Michelutti, Laís Barros, Gil Horta Passos e discentes (colaboradores)

Reunir questões de preparo para concursos de residência médica, assim como atualizações para médicos de Ginecologia e Obstetrícia e profissionais que atuam em Prontos Socorros e Unidades Básicas de Saúde, representa um dos objetivos de “Casos Clínicos Comentados em Ginecologia e Obstetrícia”, obra lançada pela editora Atheneu, com participação de membros da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG. O livro se destina a estudantes de graduação em Ginecologia e Obstetrícia, residentes e candidatos a concursos médicos, bem como profissionais graduados em Medicina.

O livro é composto de casos clínicos, entre os quais seis foram escritos por integrantes da Liga de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO). Cada capítulo foi escrito por três discentes e um professor da Faculdade de Medicina, com os temas: “Prematuridade” e “Doenças Malignas da Mama”, sob orientação da médica docente Laís Milena Barros; “HIV e Gestação” e

Laís Barros, Gil Horta Passos e Luciana Michelutti, docentes do curso de Medicina da UNIFAL-MG.

Síndromes hipertensivas na gestação”, sob orientação do médico docente Gil Horta Passos; e “Rotura Prematura das Membranas Ovulares” e “Diabetes e Gestação”, sob orientação da médica docente Luciana de Barros Cavalcanti Michelutti.

No total, são 48 casos em Ginecologia, 51 casos em Obstetrícia e 233 questões de múltipla escolha, com respostas comentadas elucidativas e esclarecedoras, baseadas nas mais recentes referências bibliográficas e trabalhos de revisão. Conforme apresenta o docente Gil Horta Passos, para facilitar a compreensão do leitor, a didática do livro segue a seguinte ordem de seções: a) discussão do tema; b) hipóteses diagnósticas; c) diagnóstico diferencial; e d) condutas de acordo com as mais recentes diretrizes e protocolos. A ordem de construção das partes serve tanto para o conteúdo de Ginecologia quanto de Obstetrícia.

“Casos Clínicos Comentados em Ginecologia e Obstetrícia” apresenta oito editores, 208 colaboradores e duas seções contempladas em um total de 622 páginas. Na obra, os demais casos clínicos foram escritos por acadêmicos de Medicina de diferentes períodos, de cerca de 20 universidades brasileiras.

A ideia do lançamento da obra surgiu antes da formação das ligas acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia do Brasil.

Para saber mais sobre a obra, acesse: https://www.dilivros.com.br/livro-casos-clinicos-comentados-em-ginecologia-e-obstetricia-9786555862874,h19309.html

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG