Podcast – “Saúde em Foco: diabetes mellitus” – Profa. Silvana Maria Fava

No dia 14/11, comemorou-se o Dia Mundial do Diabetes Mellitus, uma campanha mundial em prol da conscientização sobre o diabetes. Por ser silenciosa, a doença, quando se manifesta, apresenta sintomas inespecíficos: uma a cada duas pessoas que vivem com diabetes mellitus não é diagnosticada.

Atualmente, há 12,5 milhões de brasileiros, entre 20 e 79 anos, portadores da doença. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, o diabetes mellitus consiste em um distúrbio metabólico caracterizado pela hiperglicemia persistente, decorrente da deficiência na produção da insulina ou da incapacidade na sua ação, ou em ambos os mecanismos.

Quem aborda o tema é a docente Silvana Maria Coelho Leite Fava, da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG. A professora esclarece as causas, tipos, sintomas, classificações da doença e cita a faixa etária mais afetada pelo Diabetes Mellitus. Além disso, a docente explica os riscos da falta de acompanhamento das taxas de glicose no sangue e as complicações que podem ocorrer. No podcast, a professora Silva Leite também aborta a importância do suporte de profissionais da área de saúde e do apoio familiar para minimizar os efeitos da doença na vida das pessoas.

O podcast é veiculado pelo Conexão Federal FM, da Rádio Federal FM. A Rádio Federal FM é mantida pela Fundação de Apoio a Universidade Federal de Alfenas-MG (Facepe) e pode ser ouvida na frequência 101,1 FM e pelo site www.radiofederalfm.com.br.

Ouça o Podcast

Confira outros podcasts no Jornal UNIFAL-MG.

O programa também está disponível com tradução em Libras no Youtube:

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG