Novos engenheiros e bacharéis em Ciência e Tecnologia se despedem da graduação em emocionante cerimônia de formatura; no total, 64 formandos do campus Poços de Caldas concluem o ensino superior

Formandos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, do campus Poços de Caldas, se graduaram na manhã desta sexta-feira, 19/11, em solenidade emocionante, repleta de homenagens, exibida por webconferência. No total, 64 novos profissionais concluíram o ensino superior pela Universidade. Participaram da cerimônia o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e representantes das coordenações dos cursos. Familiares e amigos puderam acompanhar ao vivo a transmissão no Youtube da UNIFAL-MG.

O juramento solene, adaptado dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, foi proferido pela engenheira de minas Paula Cintra Fernandes. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na oportunidade, a universitária Paula Cintra Fernandes, do curso de Engenharia de Minas, prestou o juramento solene, que se embasa nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, do artigo 3º da Constituição Federal. Os demais formandos, um a um,  confirmaram os votos de seguir os preceitos da ética, da liberdade e da diversidade, bem como de exercer a profissão buscando a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Após a outorga dos graus, ficou a cargo da engenheira química Caroline Piza Maldi proferir uma mensagem de homenagem aos colegas, familiares, professores e ausentes. “Hoje, concluímos uma etapa muito importante das nossas vidas. A conclusão do curso não é só o encerramento de mais um ciclo, é início também de uma nova etapa, de um novo caminho que vamos trilhar”, iniciou Caroline Maldi. Ela destacou a saudade que ficará após o momento de despedidas e deixou uma mensagem de carinho e expectativas. 

A engenheira química Caroline Maldi foi a oradora da solenidade. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Finalizar esse curso hoje significa sonhar com os pés no chão, enxergar a vida e suas oportunidades com amadurecimento e perceber as grandes transformações pelas quais passamos […]. Com tudo o que passamos pela pandemia, o que pudemos aprender e levar dessa vida é que sempre é tempo: tempo de reinventar, de conquistar, de começar, de recomeçar. O que não podemos é nos definir por conceitos. Somos pequenos, mas grandes ao mesmo tempo. Somos capazes de fazer muito e de realizar muito”, destacou. 

Para encerrar a fala, a egressa homenageou, em nome das turmas, a coordenadora do curso de Engenharia Química, Profa. Giselle Patrícia Sancinetti. “Você representa todos os excelentes profissionais e professores que a Instituição tem”, disse Caroline à professora. “Muito obrigada por tudo”, completou. Ao final da cerimônia, a docente Giselle Patrícia Sancinetti agradeceu novamente à homenagem, reiterou a importância de participar da colação de grau e deixou conselhos para os recém-formados. “Agora, vocês estão partindo para o mercado de trabalho, terão suas responsabilidades, seus compromissos com a sociedade. Lembrem-se sempre de estarem abertos para aprender, para ensinar. […] O diploma não é o ponto final, mas o ponto de partida para novas oportunidades e aprendizados na carreira de vocês. Não deixem de ser éticos e éticas, humildes e pacientes com todas as pessoas ao seu redor. Não tenham pressa, permitam-se aprender a cada dia. Estudem e ensinem sempre, onde estiverem”, disse. 

O diretor do campus Poços de Caldas, Prof. Leonardo Henrique Soares Damasceno, também registrou uma mensagem de apoio e confiança para os novos profissionais. “O caminho foi árduo e desafiador, mas acredito que vocês sentirão falta de tudo isso. A universidade, antes de tudo, é um ambiente de trocas: enquanto você ensina, você também aprende; enquanto você trabalha em grupo, você também consegue novos amigos; enquanto você sofre com os desafios, você se torna mais resiliente; enquanto você confraterniza, você guarda as lembranças para sempre; enquanto aprendemos a resolver problemas, e nós, engenheiros e profissionais da Ciência e Tecnologia, resolvemos problemas, nós fazemos a diferença no mundo”, destacou o docente.

A vice-diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia, Profa. Ana Olívia Barufi Franco de Magalhães, a vice-coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Profa. Denise Gomes Alves, o vice-coordenador do Curso de Engenharia Ambiental, Gunther Brucha e o coordenador do Curso de Engenharia de Minas, Prof. Matheus Fernando Ancelmi, também marcaram presença.

Na solenidade, foi entregue, simbolicamente, o Prêmio Destaque Acadêmico para a bacharela Lavínia Stefanie Silveira (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia), a engenheira Júlia Viana Mariando Silva (Engenharia Ambiental) e o engenheiro Otavio Westin Almeida (Engenharia Química)

No encerramento da cerimônia, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, parabenizou os novos bacharéis e as novas  bacharelas e reforçou a importância da defesa de universidades públicas. “Hoje, a formatura que estamos vivenciando é fruto das escolhas e do trabalho árduo, difícil, das escolhas arriscadas, das mulheres e dos homens que nos antecederam, que construíram isso que nós chamamos de universidade pública. Essas escolhas precisam ser reiteradas. […] Essa defesa e esse compromisso precisam ser realmente sérios e contínuos para que essa alegria que estão celebrando agora, essa felicidade que estão partilhando agora com as famílias, não pare agora, mas que continue por gerações”, proferiu o reitor na solenidade, reforçando a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão de qualidade. “Defendamos a universidade pública. Falemos dela com orgulho”, concluiu. 

A solenidade está disponível no Youtube.