“A Dimensão Didático-pedagógica na Transição para o Ensino Remoto Emergencial: a formação docente na UNIFAL-MG, no ano de 2020” – Amanda Xavier, Edna de Oliveira e Luciana Ribeiro (org.)

As atividades formativas realizadas pelo Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (Prodoc) da UNIFAL-MG, em 2020, alcançaram público para além da Universidade. A fim de ampliar ainda mais o alcance da formação docente, promovida pelo Programa, foi desenvolvido o e-book “A Dimensão Didático-pedagógica na Transição para o Ensino Remoto Emergencial: a formação docente na UNIFAL-MG, no ano de 2020”. O livro foi lançado em 2021, pela editora Universidade Federal de Alfenas, e conta com a adaptação e compilação em formato de artigos de algumas das formações realizadas pelo Programa no ano de 2020.

Edna de Oliveira é uma das organizadoras do e-book e servidora da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo pessoal)

A obra foi organizada pelas servidoras (TAE): Amanda Xavier, da Coordenadoria de Graduação do Campus Poços de Caldas; Edna de Oliveira, do Departamento de Apoio Pedagógico; Luciana Ribeiro, da Pró-Reitoria de Graduação. A escrita do livro foi baseada no Plano de Formação Pedagógica Docente de 2020 e teve como objetivo geral a construção de conhecimentos a respeito do modelo de ensino mediado por tecnologias, enquanto mecanismo de substituição ou adequação do espaço presencial da aula.

Em 97 páginas, o leitor poderá explorar seis capítulos escritos a partir da reflexão coletiva a respeito das novas construções do fazer educativo no período Ensino Remoto, efetivada pelos próprios docentes. O prefácio do livro é escrito pela servidora Amanda Xavier, o posfácio pelo Prof. Francisco Xarão, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, e os capítulos são elaborados pelos docentes: Prof. Gabriel Hornink (UNIFAL-MG), Profa. Maria Antonia de Azevedo (UNESP), Profa. Carlinda Leite (UPorto), Prof. Angelo Cortelazzo (Unicamp), Márcio Vitiello (UNIFAL-MG), José Bzuneck (UEL).

Além de contar com a participação de docentes de diversas instituições, o e-book possibilita a ampliação do alcance da formação pedagógica em capítulos bem elaborados e estruturados.

“Somente por esse trabalho coletivo, de colaboração, é que podemos avançar”, destaca Amanda Xavier, servidora da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com a servidora Amanda Xavier, em 2020, o Prodoc se ocupou de temas pertinentes à prática pedagógica que solicitava aceleradas adaptações para o ensino remoto emergencial entrar em vigência na instituição. Nesse sentido, o objetivo do plano de formação era a discussão em torno das questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem no ERE, apoiando os professores na construção de saberes.

Luciana Ribeiro é uma das organizadoras do e-book e servidora da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo pessoal)

A obra tem como público-alvo aqueles que buscam pela formação docente com pesquisadores competentes em diferentes temas do campo pedagógico. Conforme a servidora Amanda Xavier relatou à Dicom, o e-book é caracterizado por sua perenidade, pautando-se na lógica acadêmica da publicação para atingir esse objetivo. “O projeto foi possível graças à parceria imensurável com os professores que fizeram parte do plano de formação e desta publicação. Somente por esse trabalho coletivo, de colaboração, é que podemos avançar”, complementa.

Aos interessados em saber mais sobre “A Dimensão Didático-pedagógica na Transição para o Ensino Remoto Emergencial: a formação docente na UNIFAL-MG, no ano de 2020”, o e-book pode ser encontrado na página do Prodoc: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/wp-content/uploads/sites/94/2021/11/Ebook_Prodoc2020_UNIFAL-MG.pdf

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG