Pró-Reitoria de Extensão divulga resultado de seleção de propostas para publicação de livros eletrônicos; e-books reúnem ações extensionistas e já podem ser acessados gratuitamente pela comunidade

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNIFAL-MG divulgou o resultado da chamada interna (Edital Proex nº 05/2020) referente à publicação de livros eletrônicos que atendam os princípios da extensão universitária. Três obras tiveram o parecer favorável do Conselho Editorial da Proex e já se encontram disponíveis para acesso gratuito nas páginas da Extensão e da Biblioteca.

Um dos selecionados foi o livro intitulado “Gênero, sexualidades e relações étnico-raciais: um guia para o ensino de História”, organizado pelas professoras e pesquisadoras, Marta Gouveia de Oliveira Rovai e Lívia Nascimento Monteiro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Correspondendo a produto editorial da área de “Direitos Humanos e Justiça”, a obra reúne estudos realizados durante o ensino remoto emergencial, por docentes e discentes do curso de História da Universidade. A publicação conta com um Glossário de conceitos e autoras, apresentando propostas didáticas para um ensino de História antissexista e antirracista.

“Jogos didáticos para uma abordagem multidisciplinar do tema ‘vacinas’ em sala de aula”, publicação da área de “Educação”, foi outra proposta selecionada nesta chamada. A obra foi organizada pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental “Pé de Água” da UNIFAL-MG e do Grupo de Atualização Docente em Biotecnologia da Universidade Federal de Ouro Preto: Cyntia Silva Ferreira, Adriana Maria Imperador, Túlio César Rodrigues Leite, Ana Cláudia Alvarenga Carneiro, Angélica Bianchini Sanchez, Leandro Márcio Moreira, Breno de Mello Silva, Luciana Botezelli e Tális Pereira Matias.

Conforme os organizadores, a obra apresenta uma abordagem multidisciplinar e aplicada, por meio de jogos com o tema “vacinas”. Os diferentes modelos trazem amplas oportunidades de aprendizagem, contemplando desde conceitos e procedimentos sobre vacinas até uma proposta de mudança de comportamento acerca do assunto à luz da Educação Ambiental.

O livro “Manual do Cuidador: pensando no bem-estar de familiares e pacientes em cuidado paliativo”, organizado por Andréia Cristina Barbosa Costa e Isabelle Cristinne Pinto Costa, professoras e pesquisadoras da Escola de Enfermagem (EE), também foi selecionado na chamada. A obra, da área de “Saúde” da extensão universitária, foi desenvolvida com foco em cuidadores de pacientes sob cuidados paliativos.

Segundo as organizadoras, o objetivo da publicação é sanar dúvidas que possam surgir diariamente durante a prestação dos cuidados e a realização das técnicas mais comuns no domicílio.

O edital de seleção de propostas para publicação da UNIFAL-MG busca estimular a elaboração de livros, em formato eletrônico, que difundam os princípios da extensão universitária da UNIFAL-MG entre os membros da comunidade universitária. O resultado faz parte da primeira chamada realizada pela Proex, como ação vinculada à Gerência de Publicações e Outros Produtos Acadêmicos.

De acordo com a professora Flaviane Faria Carvalho, atual gerente do setor na Proex, essas chamadas oportunizam divulgar o trabalho realizado na execução de ações extensionistas desenvolvidas pela comunidade acadêmica, bem como promover acesso gratuito às publicações digitais sobre essas ações. “Por meio destes editais, nossa comunidade poderá ter acesso gratuito a e-books resultantes de ações de extensão desenvolvidas por docentes, técnicos e discentes da UNIFAL-MG nas mais diferentes áreas da extensão universitária, tais como Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho”, explica.

Outro edital de seleção de propostas de livros já está em andamento e a expectativa é que a Pró-Reitoria de Extensão faça o lançamento de uma chamada a cada semestre. “Temos o intuito de lançar um novo edital a cada semestre. O segundo já foi lançado, inclusive. Recebemos oito propostas que, no momento, encontram-se em fase de avaliação pelo nosso Conselho Editorial”, conta a docente Flaviane Carvalho.

A gerente de Publicações e Outros Produtos Acadêmicos também informa que o processo de análise e julgamento das propostas passa por apreciação de pareceristas externos. “Caso sejam aprovadas nesta primeira fase, as propostas serão posteriormente submetidas à apreciação de dois pareceristas externos, que serão escolhidos por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos — o que contribui veementemente para assegurar a qualidade dessas obras”, salienta.

Confira aqui o resultado divulgado no dia 25/11.

Para conhecer as obras, acesse https://www.unifal-mg.edu.br/extensao/e-books-edital/. Os e-books também estão disponíveis na página de publicações da Biblioteca: https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/ebooks.

Acompanhe também a divulgação dos editais internos pela Proex em https://www.unifal-mg.edu.br/extensao/editais-internos/.