UNIFAL-MG inicia formaturas de 2022 em cerimônias virtuais com universitários de cursos de Licenciatura e Bacharelado; 92 profissionais se formam pela Universidade neste mês de janeiro

Após realizar a formatura de mais de 600 estudantes em 2021, a UNIFAL-MG deu início às cerimônias virtuais de colação de grau do ano de 2022. No dia 17/01, universitários dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química receberam a outorga de grau em solenidade disponível no Youtube. 

Nesta sexta-feira, 21/01, foi a vez dos formandos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciência da Computação, Ciências Sociais (Bacharelado), Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas, Engenharia Química, Farmácia, Geografia (Bacharelado), Nutrição e Química (Bacharelado). Ao total, já se somam 92 universitários formados pela Universidade em 2022. 

Novos professores e novas professoras se despedem da graduação

A primeira formatura do ano registrou o encerramento do curso por discentes de Licenciatura. Ocorrida no dia 17/01, a cerimônia, conduzida pelo vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, contou com a participação de representantes das coordenações dos cursos e a presença virtual, por chat, de familiares e amigos dos universitários. 

Daniel da Silva Lisboa, do curso de Pedagogia, foi o juramentista da formatura do dia 17/01. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quem proferiu o juramento foi o formando Daniel da Silva Lisboa, da Pedagogia. Ele prometeu seguir os preceitos da ética, da liberdade e da diversidade, bem como de exercer a profissão buscando a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Todos os outros formandos confirmaram os votos do juramento, que se baseiam no artigo 3º da Constituição Federal. 

A oradora da turma foi a licenciada Mara Helena Lopes Ferreira, do curso de História. Em seu discurso, a recém-formada agradeceu aos anos de aprendizado na UNIFAL-MG e a todos que constroem a universidade diariamente. Para os colegas de formatura, o desejo de Mara Helena foi a esperança de se poder lutar e viver.

“Que sejamos capazes de devolver todo o investimento ofertado pela população, com honestidade e dedicação”, desejou a licenciada Mara Helena Lopes Ferreira. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Na cidade de Alfenas, no Sul de Minas Gerais, na Universidade Federal de Alfenas, colam grau neste dia de hoje: professores e professoras que vão amar e mudar as coisas, jamais vão esquecer do legado da educação, tampouco sua importância para o mundo. Não perderemos o sentido da profissão mesmo frente às adversidades do tempo. Que sejamos capazes de devolver todo o investimento ofertado pela população, com honestidade e dedicação”, desejou a egressa. 

Ao final da colação, os coordenadores e representantes dos cursos encerraram a formatura com mensagens de carinho à turma de formandos. Alegria, escuta e entusiasmo com a vida cotidiana e profissional foi o que desejou a professora Luiza Dias Brito, coordenadora do curso de Ciências Biológicas. Nas palavras do professor Adriano Pereira Santos, vice-coordenador do curso de Ciências Sociais, a celebração da formatura, mesmo a distância, foi motivo de felicitação e de aplauso para os novos professores e as novas professoras que se formaram. 

Desejaram sucesso aos discentes os professores Person Pereira Neves, coordenador do curso de Física, e Anderson José de Oliveira, coordenador do curso de Matemática, assim como a professora Ana Rute do Vale, vice-coordenadora da Geografia. Em sua fala, a docente também relembrou a dedicação dos discentes para que pudessem chegar ao final da graduação em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. 

O orgulho coletivo pela trajetória universitária dos formandos foi destaque na fala da professora Marta Gouveia de Oliveira Rovai, vice-coordenadora do curso de História. “A gente se orgulha muito, porque a gente sabe que vocês estão no mundo, e se vocês estão no mundo, o mundo tem uma chance enorme de se transformar”, exclamou a docente. Para encerrar a cerimônia, força, amor, fé e esperança foi o que estimou o professor Ronaldo Auad aos profissionais. O vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, finalizou a cerimônia agradecendo a participação de todos os presentes e cumprimentando os licenciados e licenciadas. 

Mais de 50 formandos compõem a segunda formatura de 2022

Encerrando a semana, nesta sexta-feira (21/01), os formandos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciência da Computação, Ciências Sociais (Bacharelado), Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas, Engenharia Química, Farmácia, Geografia (Bacharelado), Nutrição e Química (Bacharelado) concluíram a graduação na UNIFAL-MG. Na oportunidade, a cerimônia foi conduzida pelo reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

Ariela Marçal Stefanini, do curso de Ciência da Computação, proferiu o juramento com base nos preceitos de ética, liberdade e diversidade. (Foto: Arquivo Pessoal)

O juramento ficou a cargo da formanda Ariela Marçal Stefanini, do curso de Ciência da Computação. A bacharela em Química Melissa Fernandes de Sousa e Souza foi a oradora das turmas, após a realização da última chamada nominal dos formandos durante a graduação. 

Em discurso, a recém-formada relembrou momentos da vida universitária, como o primeiro dia de aula, e agradeceu aos familiares e amigos pelo apoio, bem como aos professores e à UNIFAL-MG. “Aos meus amigos e demais formandos, quero dizer que apesar de todos os pesares, nós conseguimos, hoje saímos da UNIFAL-MG como bacharéis. Aqui, nós amadurecemos de uma forma linda. Quando diziam que os anos de faculdade eram os melhores, eu não entendia, mas hoje, depois de vivenciar tudo, eu entendo e concordo com essa fala”, destacou a egressa. Segundo ela, agora os novos profissionais saem adultos, com vivências que mudaram histórias.

“Aqui, nós amadurecemos de uma forma linda”, enfatizou Melissa Fernandes de Sousa e Souza sobre os anos de graduação. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Por fim, desejo a vocês todo sucesso desse mundo, que o caminho de vocês tenha muita luz e proteção […]. Viva a ciência, viva o SUS, viva a Universidade Pública!”, completou. 

Assim como a oradora, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, também mencionou a importância de se valorizar a universidade para a realização de sonhos. “A universidade pública cumpre um papel absolutamente fundamental não apenas no sentido da formação profissional para cada um e para cada uma, mas as universidades públicas, as 69 universidades federais do nosso país, cumprem um papel crucial e estratégico do ponto de vista da produção da ciência”, salientou. Ele destacou ainda o papel das instituições públicas de ensino superior como sustentáculo da democracia. 

“Quero finalizar reconhecendo a importância da trajetória individual, do apoio familiar e coletivo e reforçando a importância de que, como país, como nação, como sociedade, sejamos capazes de enxergar a importância da universidade pública para a preservação, a manutenção e o crescimento da democracia, do desenvolvimento e a superação das desigualdades”, completou. 

Também participaram da formatura o representante do Colegiado do curso de Biomedicina, Prof. Sinézio Inácio da Silva Júnior; o coordenador do curso de Biotecnologia, Prof. Marcos Vinícius Salles Dias; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado), Profa. Lívia Maria Rosatto Moda; a vice-coordenadora do curso de Ciência da Computação, Profa. Mariane Moreira de Souza; a vice-coordenadora do curso de Ciências Sociais (Bacharelado), Profa. Carmem Lúcia Rodrigues; o vice-coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Prof. Gunther Brucha; o coordenador do curso de Engenharia de Minas, Prof. Matheus Fernando Ancelmi; o vice-coordenador do curso de Engenharia Química, Prof. Rafael Firmani Perna; o coordenador do curso de Farmácia, Prof. Marcelo Aparecido da Silva; o coordenador do curso de Geografia (Bacharelado), Prof. Paulo Henrique de Souza; e o coordenador do curso de Química (Bacharelado), Prof. Nelson Henrique Teixeira Lemes.

As cerimônias completas estão disponíveis no Youtube da UNIFAL-MG.