UNIFAL-MG realiza cerimônia em comemoração do Jubileu de Prata do curso de Odontologia; evento relembra histórias das turmas 1995 e 1996, após 25 anos de formatura

A primeira solenidade em formato presencial de 2022 foi marcada pelo retorno de egressos do curso de Odontologia à Sede da UNIFAL-MG, no dia 25 de março, quando ocorreu a cerimônia comemorativa do Jubileu de Prata do curso. Na oportunidade, as turmas dos anos de 1995 e 1996 puderam relembrar os momentos de estudo e convivência na Instituição, bem como receber diploma comemorativo pelo vigésimo quinto ano de formatura. A solenidade aconteceu no Auditório Dr. João Leão de Faria, em Alfenas.

Egressos das turmas 1995 e 1996 de Odontologia da UNIFAL-MG durante a solenidade do Jubileu de Prata. (Foto: Arquivo/Dicom)

O evento foi conduzido pelo professor José Francisco Lopes Xarão, pró-reitor de Graduação, representando o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. Na cerimônia, houve a participação do Prof. Alessandro Aparecido Pereira, diretor da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG; Profa. Larissa Santana Rodriguez, coordenadora de graduação do curso de Odontologia da UNIFAL-MG; e do cirurgião-dentista Everaldo José Sales Borges, egresso da Turma de 1995. Os quatro participantes citados compuseram a mesa de honra do Jubileu.

De forma solene, os diplomas comemorativos foram entregues pelo Prof. José Francisco Lopes Xarão aos egressos, que, um a um, cumprimentaram a mesa de honra e, em seguida, receberam o documento. Do total de 63 egressos, 42 participaram do evento.

Após a entrega, o cirurgião-dentista Everaldo José Sales Borges foi convidado a fazer a entrega da placa comemorativa do Jubileu de Prata do Curso de Odontologia ao professor Alessandro Aparecido Pereira. Os egresso das turmas 1995 e 1996 tiveram os nomes fixados na placa.

Cirurgião-dentista Everaldo José Sales Borges fazendo a entrega da placa comemorativa do Jubileu de Prata do curso de Odontologia ao diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Alessandro Aparecido Pereira. (Foto: Arquivo/Dicom)

Em seguida, os participantes assistiram ao vídeo com fotos contidas nos arquivos pessoais dos próprios graduados, que reservaram os momentos especiais vividos pelas turmas. Após a exibição do vídeo, os componentes da mesa de honra fizeram os seus pronunciamentos.

Na oportunidade, Everaldo José Sales Borges agradeceu pelos momentos proporcionados ao lado de todos os egressos. A professora Larissa Santana Rodriguez agradeceu a presença dos convidados e salientou a importância de eventos como o Jubileu para marcar a presença dos alunos na história da Universidade.

No momento de pronunciamento, Prof. Alessandro Aparecido Pereira lembrou muitos dos momentos vividos pelas turmas, pois integrou a turma de 1997, e se emocionou ao pontuar as dificuldades que os estudantes tinham na época para ingressar em universidades públicas.

Em agradecimento aos participantes, o Prof. José Francisco Lopes Xarão salientou a importância dos egressos por estes fazerem parte da trajetória da Universidade. “A nossa missão como instituição formadora é formar pessoas, mas nós fazemos mais do que formar: nós transformamos a vida das pessoas”, proferiu o pró-reitor. “Nós somos o legado de todos aqueles que nos precederam nas suas escolhas, nos seus acertos, nos erros. Nós estamos aqui, portanto, para honrar este legado, para fazer com que a UNIFAL-MG se transforme”, completou.

Ao final, foi exibido o vídeo da nova Clínica de Odontologia, que está em construção na Unidade Educacional Santa Clara. Para marcar a data, os egressos reproduziram uma foto tirada da turma nas escadas da antiga Biblioteca, hoje Restaurante Universitário.

Continuidade das Histórias

Durante a comemoração do Jubileu de Prata, Maria Fernanda Terra, filha da egressa Alessandra Terra de Oliveira, recebeu a notícia de que havia passado no curso de Odontologia na UNIFAL-MG. “A gente estava esperando o dia todo para ver, porque ela estava na lista de espera. Na hora que a gente tirou as fotos e descemos para o salão, ela abriu e falou ‘mãe, saiu!’. Foi uma comemoração dupla”, declarou Alessandra Terra.

Maria Fernanda Terra e sua mãe, Alessandra Terra de Oliveira, egressa do curso de Odontologia da turma de 1996. (Foto: Arquivo da Dicom)

A filha, Maria Fernanda Terra, manifestou alegria por ter recebido a notícia ao lado da mãe. “Via minha mãe falando da faculdade, as histórias que ela contava. Já vai fazer dois anos que eu estou tentando entrar na faculdade. Hoje eu posso dizer que é o melhor dia da minha vida, um dia de agradecimento. Eu estou onde eu queria estar, cursando o que eu queria cursar”, comentou.

Em fala à Dicom, Alessandra Terra relatou estar tranquila por saber que a filha terá uma boa formação na UNIFAL-MG. “Eu tenho orgulho de falar: a UNIFAL-MG é como se fosse a extensão da minha casa. Por isso que eu sou tão apaixonada pela Universidade e acho que por isso que eu quis que ela estudasse aqui e sentisse como isso aqui é bom”, concluiu.

Confira a galeria de fotos do evento:

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG