UNIFAL-MG dá início a cerimônias em celebração dos 108 anos da Universidade; hasteamento de bandeiras e sessão extraordinária do Consuni marcam primeiros eventos de semana comemorativa

Para comemorar o aniversário de 108 anos de fundação institucional, a UNIFAL-MG realizou, no dia 04/04, momento cívico com hasteamento de bandeira e sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni). O hasteamento ocorreu simultaneamente, às 9h, na Sede, em Alfenas, no campus Poços de Caldas e no campus Varginha. Às 9h30, os membros do Conselho Universitário (Consuni) se reuniram em sessão presencial, que foi transmitida pelo canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube.

No momento solene que deu início à semana comemorativa, as bandeiras do Brasil, do estado de Minas, de Alfenas e da UNIFAL-MG foram hasteadas, respectivamente, pelo reitor Sandro Amadeu Cerveira; pela bibliotecária Fátima dos Reis Goiatá; pela Profa. Ana Lúcia da Silva; e pelo acadêmico Eric Mateus Rodrigues Temponi, na Sede.

Momento do hasteamento das bandeiras na Sede, em Alfenas. (Foto: Arquivo/Dicom)

Em Poços de Caldas, participaram da solenidade o diretor do campus, Prof. Leonardo Henrique Soares Damasceno; técnico administrativo Wallace Figueiredo Gonçalves; o acadêmico José Lúcio Zancan Júnior; e a colaboradora Jucirlene Macedo dos Santos. Em Varginha, a atividade foi conduzida pelo diretor do campus, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza; pela representante da Diretoria do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Profa. Letícia Lima Milani Rodrigues; pela técnica administrativa Iêda Gomes Francisco Andrade; e pela discente Aline Cangira Medeiros.

Após a execução do hino nacional e o hasteamento das bandeiras, a fim de decretar o início das comemorações, o reitor deu boas-vindas aos participantes presentes, de modo presencial e remoto, e parabenizou a Instituição pelos 108 anos. “É uma honra para nós comemorarmos o aniversário da nossa instituição, que é, ao mesmo tempo, centenária e jovem – centenária com instituição, jovem como universidade – e tudo aquilo que, neste período, foi construído por aqueles e por aquelas que nos antecederam”, declarou o reitor.

Em seguida, os participantes situados na Sede seguiram para o Auditório Dr. João Leão de Faria. Nos campi de Poços de Caldas e Varginha, a exibição do evento aconteceu de modo remoto. 

Participantes da solenidade de hasteamento das bandeiras na Sede, em Alfenas. (Foto: Arquivo/Dicom)

A 38ª Reunião do Conselho Universitário (Consuni) da UNIFAL-MG se iniciou com relato dos caminhos percorridos pela Efoa até se tornar UNIFAL-MG. 

Foi declarada a abertura oficial da sessão solene pelo reitor, que destacou a importância da Universidade para as cidades onde se situam os campi da Instituição e as demais cidades do entorno. Posteriormente, os participantes fizeram os pronunciamentos em homenagem ao aniversário da UNIFAL-MG.

Representando o corpo discente da instituição, o conselheiro José Luiz Alves Neto discursou em agradecimento à Universidade e destacou a importância dos estudantes para o funcionamento do espaço. “Desejo, aqui, que possamos, a cada dia mais, ‘esperançar’. Assim, e como para Paulo Freire, ‘esperançar’ como verbo de ação que liga a vida para a luta e os sonhos para a fé ativa (…), que nós possamos sempre esperançar por uma Universidade cada vez mais acolhedora, afetuosa, posicionada e grandiosa”, reiterou.

Hasteamento das bandeiras realizado no campus Varginha. (Foto: Arquivo/Dicom)

A conselheira Daniela de Cássia Pereira, representante dos servidores técnico-administrativos da UNIFAL-MG, salientou a contribuição de todas as categorias nas conquistas da Universidade e destacou a possibilidade de liberação dos servidores técnico-administrativos para licença capacitação como grande vitória da classe. “Somos hoje: 31 técnicos administrativos com doutorado, 123 técnicos administrativos com mestrado, 132 especialistas e 21 graduados. Acreditamos que técnicos mais qualificados podem prestar um trabalho mais eficiente, buscando sempre a excelência” destacou.

Como representante dos docentes Instituição, Prof. Pedro Orival Luccas foi convidado a se pronunciar. O docente relembrou os momentos vividos na Efoa e ressaltou a qualidade de ensino oferecido pela Universidade desde aquele período. “Destaco o orgulho desta cidade e também o meu orgulho de ter trabalhado todo esse tempo e participado do crescimento desta universidade, transformada, de Efoa até UNIFAL-MG, hoje”, pontuou.

Posteriormente, o diretor do campus de Poços de Caldas, Prof. Leonardo Henrique Damasceno, se pronunciou por meio de webconferência. Na oportunidade, o docente reiterou a política de excelência em ensino e a regionalização da atuação da Universidade no sul de Minas. “Todos no campus Poços de Caldas sentem prazer em poder trabalhar nesta instituição. São 13 anos de luta e dedicação de todos os servidores que passaram por aqui, e que, certamente, demonstraram o seu melhor, dentro dos recursos e possibilidades disponíveis”, salientou. 

Hasteamento das bandeiras realizado no campus Poços de Caldas. (Foto: Arquivo/Dicom)

Por meio de webconferência, o professor Paulo Roberto Rodrigues de Souza, diretor do campus de Varginha, salientou a importância do campus no efeito multiplicador da educação universitária. “Cerca de 70% dos nossos alunos são oriundos de escolas públicas, ou seja, alunos que, muito provavelmente, se não fosse a existência deste campus, não teriam acesso ao ensino superior. Ao terminarem os seus cursos, eles saem modificados e modificam também não só a sociedade, mas a si e as suas famílias”, proferiu.

Com a palavra, o reitor da UNIFAL-MG, saudou os participantes da cerimônia e destacou a importância da colaboração de todas as equipes – técnicos administrativos, docentes, discentes, colaboradores, estagiários e prestadores de serviços voluntários – para o funcionamento da Instituição.

Ao final, o reitor discorreu sobre as conquistas e os desafios enfrentados pelos colaboradores na construção da UNIFAL-MG como instituição formadora. Em discurso, o docente apontou para a necessidade de não permitir que o conforto do lugar já construído interfira na busca por novas conquistas.

“Porque a grandeza para esta Instituição é a grandeza de um país, é a grandeza da nossa nação. E nenhuma nação pode prosperar, pode crescer, se ela não tiver ciência, tecnologia, extensão, ensino e pesquisa. É isso que as nossas universidades entregam para o nosso país. É isso que a Universidade Federal de Alfenas, herdeira da Efoa, construtora desta Instituição, entrega para a nossa sociedade”, finalizou o reitor. 

O encerramento das comemorações acontecerá no dia 08/04, sexta-feira, com a Solenidade de Posse da Reitoria. O evento ocorrerá no Auditório da Clínica de Especialidades Médicas (CEM), na Unidade Santa Clara, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube.

Confira a galeria de fotos da cerimônia:

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG