UNIFAL-MG completa 108 anos de história institucional hoje, 3 de abril; momento cívico, sessão solene, concurso cultural, resgate jornalístico e cerimônia de posse marcam a programação da semana comemorativa

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) completa hoje, 3 de abril, 108 anos de fundação, ainda como Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, a Efoa. Essa data é importante não apenas para a comunidade acadêmica, mas para milhares de profissionais espalhados pelo país que passaram pela Instituição, transformando as próprias vidas e a história institucional.

Para comemorar a data, a primeira semana de abril contará com uma programação especial. Amanhã, segunda-feira, 04/04, haverá Momento Cívico com Hasteamento da Bandeira, a partir das 9h, de forma simultânea na sede em Alfenas, no campus de Poços de Caldas e no campus de Varginha. Às 9h30, os membros do Conselho Universitário (Consuni) se reúnem em Sessão Extraordinária em comemoração ao aniversário. A sessão será transmitida pelo canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube.

Na terça-feira, 05/04, acontecerá o lançamento do concurso cultural “Receitas Vegetarianas para Restaurantes Universitários”. A ação é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) e a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).

Um projeto de resgate histórico jornalístico da Instituição, realizado pela equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dicom), será lançado na quarta-feira, 06/04. Trata-se do “Espaço Memória”, uma página web que reunirá o acervo dos informativos institucionais impressos durante as décadas de 1990 e 2000.

O encerramento das comemorações acontecerá no dia 08/04, sexta-feira, com a Solenidade de Posse da Reitoria. A cerimônia ocorrerá no auditório das Clínicas de Especialidades Médicas (CEM), na Unidade Santa Clara, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube.

Trajetória construída a muitas mãos

A Efoa foi idealizada pelo farmacêutico João Leão de Faria e surgiu em 1914, em decorrência do contexto histórico de desenvolvimento econômico no Brasil, o qual sinalizava possibilidades de criação de instituições de ensino superior no país. No livro “História de uma instituição centenária e de sua primeira década de transformação em universidade”, o pesquisador Alisson Eugênio, professor do curso de História da UNIFAL-MG, observa o quanto o apoio da sociedade alfenense foi importante para a concretização da Efoa à época.

“Com o material documental disponível até o momento, pode-se imaginar que a Escola surgiu de um consenso político de variados setores da sociedade local. A lista de participantes na ata de inauguração da instituição é um indicador disso”, assinala. “Todo esse apoio foi fundamental para que a Escola fosse não só apenas criada, mas também pudesse funcionar. Desde o início e durante muito tempo, entre muitas idas e vindas, quase tudo foi sacrifício”, acrescenta.

Aula de Microbiologia – década de 1970. (Foto: Arquivo/Dicom)

O sacrifício valeu a pena. De dois cursos e pouco mais de 50 formandos nos seis primeiros anos de funcionamento, a Instituição, paulatinamente, foi mudando de cenário, e hoje, após mais de 100 anos, já como universidade federal  oferece 38 cursos em mais de 1.500 vagas anuais. Em 2021, mesmo com as limitações de atividades práticas em função da pandemia de covid-19, a UNIFAL-MG formou 649 profissionais das mais diversas áreas. Isso nos faz pensar na quantidade de profissionais que aprendem, ensinam, produzem e compartilham vivências em sua passagem pela Efoa/UNIFAL-MG.

Para o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, comemorar os 108 anos oportuniza analisar os aspectos que vão além do institucional e alcançam também o desenvolvimento social. “É muito especial pensar não apenas do ponto de vista institucional, mas também do quanto esses 108 anos de produção de pesquisa, de ensino e de extensão afetou a vida das pessoas ao longo desse mais de um século”, enfatiza.

Refletindo sobre o assunto, o reitor relaciona o impacto da existência da Instituição na vida das pessoas com a característica pública, própria da Universidade. “Quantas pessoas se formaram, construíram suas carreiras, suas vidas e essa Instituição impactou profundamente a transformação da vida delas? Quantas pesquisas já afetaram a vida dessas pessoas? Quanta riqueza já foi produzida nos nossos projetos de extensão? Este momento é realmente um momento de grande alegria e comemoração, porque mais do que ser uma empresa, a UNIFAL-MG, antiga Efoa, é uma instituição pública que mudou e continua mudando a vida das pessoas”, destaca.

Assistência odontológica em registro de 1958. (Foto: Arquivo/Dicom)

A contribuição institucional na vida das pessoas extrapola a formação profissional com produção científica e chega até a  população do entorno. Foi por meio de serviços prestados à comunidade lá em 1916, com assistência odontológica gratuita a alunos carentes de grupos escolares de Alfenas, que a Instituição iniciou atividades de extensão. Mais adiante, em 1918, com a epidemia da Gripe Espanhola, cujo vírus também alcançou Alfenas, hospitais tiveram que ser improvisados e professores da Efoa ofereceram os laboratórios para preparação de remédios contra a epidemia. 

“Desde seus primórdios, a instituição mostrou a vocação de seu corpo docente para atividades que, além da formação profissional, também favoreciam diretamente a população ao intervir em alguns de seus problemas eventuais ou cotidianos. Trata-se de algo que poderíamos chamar de ‘Extensão’, embora, oficialmente, somente na história mais recente das instituições universitárias tais atividades foram sistematizadas”, relata o historiador Alisson Eugênio. 

Como pode ser observado, nessa jornada centenária, não foi de um dia a outro que a Universidade Federal de Alfenas se consolidou e passou a ser reconhecida por sua excelência. No entanto, a ousadia, a dedicação e os esforços de dirigentes, servidores, colaboradores terceirizados e estudantes em plena atuação junto à sociedade continuam sendo fatores fundamentais para os avanços científicos. A essas muitas mãos que constroem a história da Efoa/UNIFAL-MG, nossa gratidão!