A parceria entre a UNIFAL-MG e a Receita Federal caminha rumo à criação de oportunidades no âmbito da Extensão Universitária e da oferta de serviços contábeis e fiscais a pessoas físicas e jurídicas. Com o objetivo de contribuir para a prática profissional de universitários e de empreendedores da região, a recente ampliação prevê iniciativas voltadas ao comércio exterior e à expansão do acesso à plataforma de cursos da Receita Federal, o Portal Rede NAF, a todos os cursos e estudantes da Instituição.
Ganha destaque, entre as propostas, a criação de um Núcleo de Apoio Fiscal para o Comércio Exterior, intitulado NAF COMEX. “A ação, sugerida pelo auditor fiscal e representante regional de Cidadania Fiscal da Receita Federal, Eduardo Antônio Costa, pode contribuir para a exportação de produtos por microempreendedores individuais (MEI) e a importação de produtos e outras demandas relacionadas ao comércio exterior”, é o que explica a professora Letícia Lima Milani Rodrigues, diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG.
Como um novo projeto de Extensão, a iniciativa atenderia aos requisitos do Ministério da Educação (MEC), conforme salienta o docente Pedro José Papandrea, coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). “Trata-se de um projeto que propicia a aplicação prática para os alunos, na atuação como extensionistas, aumentando a proximidade da UNIFAL-MG com a comunidade”, acrescenta o professor.
Além do núcleo, treinamentos e palestras, visitas técnicas a órgãos da Receita Federal e promoção de ações sociais para a população também fazem parte do novo planejamento. “Essa ampliação da parceria se deu em um momento muito importante para o ICSA, o que promoverá uma condição favorável para a curricularização da Extensão no Instituto, podendo também ser ampliada para toda a comunidade acadêmica”, destacou a docente Letícia Milani em relação à abertura e expansão de acesso ao Portal Rede NAF, que era de acesso exclusivo para participantes do NAF. “No Portal, estão ofertados cursos certificados de diversos assuntos importantes para uma formação extensionista dos discentes”, completou a professora.
Todas as propostas foram discutidas no dia 25/04, quando o auditor fiscal e representante regional de cidadania fiscal da Receita Federal, Eduardo Antônio Costa, visitou o campus Varginha. Participaram da reunião a docente Letícia Milani, juntamente à coordenadora do curso de Ciências Econômicas, Profa. Nildred Stael Fernandes Martins; à coordenadora do curso de Administração Pública, Profa. Elisa Zwick; ao vice-coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Marçal Serafim Candido; e ao coordenador do NAF, Prof. Pedro Papandrea. Vale destacar que, na semana anterior à reunião, a UNIFAL-MG recebeu a doação de 40 computadores pela Receita Federal.
“A parceria é um grande passo na abertura da Universidade para a comunidade e da união de órgãos distintos da federação. A reunião tratou destes assuntos e outros que agregarão muito ao projeto e à formação prática dos alunos”, concluiu a Profa. Letícia Milani.
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto de extensão que atende a população desde 2018, com alunos de Ciências Contábeis e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia. Somente em 2021, a equipe do projeto realizou mais de 3.000 atendimentos. Acompanhe o projeto nas redes sociais: Facebook e Instagram.