:: Boletim Epidemiológico N° 71 – 25/04/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

De acordo com o boletim epidemiológico n° 71, o panorama no estado é o melhor de toda a pandemia. Observando a média móvel, há quase 3 meses registra-se queda em novos casos, e há duas semanas não se registram novas internações. A média móvel de óbitos caiu para o menor valor já registrado, mas o número de novos casos poderá subir pelo efeito do feriado recente e carnaval fora de época. A recomendação é não se relaxar na vacinação, testagem, identificação de casos e contenção da cadeia de transmissão. O desafio é transformar a pandemia em endemia, mas com a mais baixa incidência possível.

Panorama no estado = Minas Gerais encerrou a 16ª Semana Epidemiológica (17 a 23/04/2022) com queda na taxa de incidência diária por três meses seguidos. Esse indicador, cujo recorde foi de 128 novos casos por 100.000 habitantes por dia, na semana, caiu para o menor valor: 2,1. Contudo, ainda houve crescimento da incidência em 6 das 14 regiões mineiras, pelo provável efeito da Páscoa. A menor taxa de incidência foi a da região Nordeste (0,2) e a maior, a da Vale do Aço (7,3). O indicador para o estado caiu de 3,1 para 2,1.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais  (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 25/04) = Novos casos: o estado apresenta queda, exceto nas regiões Vale do Aço, com crescimento, e Leste Sul, Oeste e Triângulo Norte, com estabilidade. O valor da média móvel de 7 dias (mm7d) ficou em 436 (anterior = 645). Novas internações: por duas semanas seguidas, não foram registradas internações por covid-19 no estado. Novos óbitos: Minas Gerais iniciou a semana com estabilidade devido ao crescimento nas regiões Centro, Jequitinhonha e Norte e estabilidade no Centro Sul, Leste e Triângulo Norte. A mm7d ficou em 16 (anterior = 10). Esses óbitos se devem a internações ocorridas há mais de duas semanas, e a tendência de estabilidade não significa piora do quadro epidemiológico.

Situação epidêmica no Sul de Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 25/04) = Novos casos: a região Sul iniciou a semana com queda. Exceto a regional de Passos, com crescimento, as outras regionais apresentaram queda. A mm7d ficou em 94 (anterior = 82). Novas internações: há duas semanas não há registro de internações. Novos óbitos: a região apresentou queda, com mm7d de 0,4 (anterior = 1), a menor média móvel já registrada.

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 25/04) = Novos casos: Varginha, Passos e Itajubá apresentaram crescimento; Três Corações, estabilidade; os demais, queda. Novas internações: de modo inédito, pela terceira semana, todos os dez municípios registraram queda ou nenhum registro. Novos óbitos: a situação também é a melhor já registrada. Varginha apresentou queda e os demais mm7d igual a zero em 25/04 e há 14 dias antes.

Acesse na íntegra