Alunos do curso de Enfermagem atuam como voluntários na Campanha de Vacinação contra a Gripe, em Alfenas; ação é desenvolvida pela Escola de Enfermagem, em parceria com a Liga de Atenção Primária à Saúde e Secretaria Municipal de Saúde

Desde o dia 4 de abril, os alunos do 6º período de Enfermagem da UNIFAL-MG estão atuando como voluntários na Campanha de Vacinação contra a Gripe no município de Alfenas. A ação é fruto da parceria entre a Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Liga de Atenção Primária à Saúde (LIGAPS), com coordenação das professoras Simone Albino da Silva e Mônica Lá-Salette da Costa Godinho, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG.

As professoras professoras Mônica Lá-Salette da Costa Godinho e Simone Albino da Silva coordenam o projeto. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com as coordenadoras, a parceria da Escola de Enfermagem com a SMS já existe desde a fundação do curso. Além disso, práticas e estágios ocorrem em convênio firmado entre a Escola de Enfermagem e a Prefeitura Municipal de Alfenas.

Aluna da Enfermagem, Vitória Caproni atua na Campanha de Vacinação contra a Gripe. O registro foi feito no salão paroquial da Igreja Aparecida. (Foto: Arquivo Pessoal)

Os alunos do 6º período já tiveram aulas teóricas sobre imunização, por meio da disciplina “Enfermagem em Atenção Básica II”, e completam o aprendizado teórico em aulas práticas na sala de vacina da Estratégia de Saúde da Família Nova América, sob a responsabilidade da professora Mônica Godinho.

Conforme explicou a equipe, a SMS é responsável pela organização da campanha de vacinação em nível local, seguindo as normas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde. A Escola de Enfermagem e a LIGAPS participam por meio do atendimento às demandas da SMS. Em contrapartida, a SMS contribui com a disponibilização do campo de prática para a formação técnica, ética, política e cidadã no processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos.

Segundo as docentes, a população da cidade se beneficia com a participação dos alunos, que se integram às equipes de vacinação da SMS, diminuindo tempo de espera nas filas e oferecendo assistência de qualidade ao público atendido.

Grupo formado pelas acadêmicas Anne Andrade Matiazzi, Carol Evaristo, Raiane Cristina Salgado, Mariana de Oliveira Camilo e Bruna Stein, além da professora Mônica Lá-Salette da Costa Godinho e da técnica de enfermagem Maristela Jacinto. (Foto: Arquivo Pessoal)

Durante a prática, os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências técnicas e relacionais que envolvem a aplicação de vacinas, bem como compreender a logística de organização e planejamento de uma campanha de vacinação. “Além disso, vivenciam políticas públicas que garantem ao cidadão seus direitos à vacinação, proporcionando a promoção da saúde e a prevenção de doenças”, concluiu Mônica Godinho.

A vacinação contra a gripe para idosos, trabalhadores de saúde, crianças e grupos previamente elegíveis teve início em 4 de abril. A previsão de finalização é em 3 de junho de 2022. Após este período, acontecerá a campanha de vacinação contra o Sarampo para profissionais de saúde e menores de 5 anos.

Em Alfenas, o “Dia D”  de vacinação ocorrerá no dia 7 de maio e terá participação dos alunos do 6º período do curso de Enfermagem nas salas de vacinação do município. A LIGAPS se colocou à disposição para novas atividades que poderão ocorrer, relacionadas com a assistência à saúde da população.

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG