Time Enactus promove evento que alia sustentabilidade socioambiental ao esporte em Alfenas; atividades foram desenvolvidas em parceria com a Associação Eco Garopaba de Santa Catarina

Com a proposta de desenvolver a Educação Ambiental, bem como o esporte e lazer nas margens do reservatório de Furnas, o Time Enactus da UNIFAL-MG realizou uma atividade sustentável nos dias 30/04 e 01/05, em parceria com a Associação Eco Garopaba, uma ONG ambiental de Santa Catarina.

Palestra “Conscientização Ambiental, Reciclagem e Incentivo ao Esporte” ministrada por representantes da Associação Eco Garopaba. (Foto: Arquivo/Enactus UNIFAL-MG)

“O objetivo do evento ‘Eco Garopaba no mar de Minas’ foi incentivar o pensamento sustentável e o aumento do turismo, do comércio e da geração de renda, bem como colaborar para a melhora da qualidade de vida da comunidade de Alfenas”, conta a professora Tereza Cristina Orlando, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), uma das coordenadoras do Time Enactus da Universidade.

Na manhã do dia 30/04, o grupo promoveu a palestra “Conscientização Ambiental, Reciclagem e Incentivo ao Esporte” ministrada por representantes da Associação Eco Garopaba, na Praça Getúlio Vargas, no centro de Alfenas, para o público em geral. Na oportunidade, estiveram presentes estudantes de escolas do município, bem como professores e educadores físicos.

No período da tarde do dia 30 e na manhã do dia 01/05, a Associação Eco Garopaba promoveu uma oficina para a produção de uma prancha de stand up com garrafas PET. Participaram da oficina, educadores e interessados em desenvolver o projeto na cidade, em parceria com o Time Enactus.

Plantio de mudas de árvores na Escola da Vida no Náutico fez parte da programação. (Foto: Arquivo/Enactus UNIFAL-MG)

Segundo a professora Tereza Orlando, a Associação Eco Garopaba já esteve apresentando seu projeto em 17 estados do Brasil com a participação de mais de 50 mil crianças. “Além de promover mutirões de limpeza de rios e praias, e confeccionar quadros com lixo retirado das praias e brincos feitos com caixa de leite, a Associação Eco Garopaba já retirou aproximadamente 30 mil garrafas da natureza para serem transformadas em pranchas”, relata.

Em Alfenas, as atividades envolveram plantio de mudas de árvores na Escola da Vida no Clube Náutico. “Tivemos o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental”, acrescenta a coordenadora do Enactus UNIFAL-MG.

A Enactus Brasil é parte de uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos e presença em 35 países, dedicada a inspirar jovens universitários a melhorar o mundo por meio da Ação Empreendedora. Na UNIFAL-MG, o time existe desde 2014, promovendo ações sociais e mobilizando estudantes  para o progresso social e ambiental.