Com apoio da Incubadora de Base Tecnológica e da Agência de Inovação da UNIFAL-MG empreendedores da região tiram ideias do papel e transformam seus modelos de negócios em realidade

Empreendedores da região sul de Minas que buscam inovação em qualquer área de atuação, mas não sabem como tirar uma ideia do papel têm aprimorado modelos de negócios por meio de oficinas promovidas pela Incubadora de Base Tecnológica (NidusTec) e pela Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) da UNIFAL-MG. Entre os dias 7 e 14 de junho acontece mais uma edição do evento Startup Run, que auxilia os participantes a desenvolverem suas ideias e habilidades empreendedoras.

Dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) apontam que Minas Gerais é o terceiro estado do país com a maior quantidade de empresas deste tipo, ficando atrás somente de Santa Catarina e São Paulo. Nos últimos sete anos, o número de startups em Minas passou de 365 (2015) para 1.250 (2022), um aumento de 242%. Isso demostra um ambiente favorável às startups, o que torna o evento promovido pela UNIFAL-MG uma oportunidade para os empreendedores da região. 

“Neste evento, as ideias serão desenvolvidas por meio de oficinas e no final serão avaliadas por uma banca, sendo que apenas uma ideia será a grande campeã do dia”, explica a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo. (Foto: Arquivo/Dicom)

Conforme a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, Profa. Izabella Carneiro Bastos, a proposta do evento Startup Run é levar a teoria das salas de aulas e laboratórios para o campo prático, proporcionando o desenvolvimento de participantes para o empreendedorismo. “Neste evento, as ideias serão desenvolvidas por meio de oficinas e no final serão avaliadas por uma banca, sendo que apenas uma ideia será a grande campeã do dia”, explica.

As três oficinas programadas para o evento são focadas nos temas: Modelagem de Negócios, Validação e Pitch. “Após cada oficina os participantes serão instigados a realizar algumas atividades em grupo para desenvolvimento da ideia”, apresenta a coordenação do evento.

Segundo a organização, ao final, as ideias propostas serão avaliadas pela banca de jurados e as melhores serão premiadas. “O melhor grupo de cada tarefa acumulará pontos para o Pitch Fight, que é a última etapa do Startup Run, e momento em que os grupos farão sua apresentação final”, detalha a diretora da I9.

Registro do resultado do Pitch Fight na Startup Run realizada em 2019. (Foto: Arquivo/NidusTec)

O evento contará com a versão “Life” em Alfenas e a versão “Sciences” em Poços de Caldas. “A palavra ‘life’ foi pensada para vida e saúde — área da maioria dos cursos de graduação da UNIFAL-MG em Alfenas; e a palavra “Sciences” foi pensada nos cursos oferecidos no campus de Poços de Caldas”, relatam os organizadores.

Esta é a 5º edição do evento Startup Run realizada pela Incubadora de Base Tecnológica e pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, que já reuniu cerca de 200 participantes. O primeiro aconteceu no ano de 2017 em Alfenas.

Para saber mais informações, acesse aqui.
Saiba mais sobre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica
Conheça também a Agência de Inovação e Empreendedorismo