No mês de junho, estudantes da UNIFAL-MG participaram de testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis em evento promovido na Sede, pelo Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico (Progrida), vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Alfenas.

Mais de 240 discentes foram atendidos durante o “CTA Volante”, que contou também com a ação “Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais”, coordenada pela professora Sandra Maria Oliveira Morais Veiga, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF).

Prof. Marcos Bissoli – coordenador do Departamento de Promoção e Prevenção da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo o professor Marcos Coelho Bissoli, coordenador do Departamento de Promoção e Prevenção da Prace, o Centro de Testagem e Aconselhamento é um serviço ligado às Secretarias Municipais de Saúde, as quais deslocam equipe capacitada para o local onde o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) realiza suas atividades, a fim realizar coleta e análise de sangue para testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito às diferenças, o serviço envolve testagem para infecções como HPV, HIV, Sífilis, Hepatites B e C, bem como orientações sobre essas infecções.

Até o ano de 2019, antes da pandemia do coronavírus, ocorria na UNIFAL-MG o CTA Volante nos campi Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Neste ano, foi realizada a primeira edição na Sede nos dias 20 e 21/06, no hall do Pavilhão Central de Aulas (PCA). A Prace prevê retomar a realização de CTA Volante nos três campi semestralmente.

Os resultados de exames vêm sendo distribuídos pela Prace desde o dia 22 de junho. “Somente o estudante testado pode receber seu próprio resultado, devendo apresentar seu crachá”, explica o coordenador do Departamento de Promoção e Prevenção a respeito da confidencialidade dos testes.

“A Prace parabeniza a comunidade estudantil pela adesão ao evento, pois representa uma responsabilidade coletiva do segmento na promoção de saúde e prevenção de ISTs, e desde já convoca a todas e todos para as próximas edições”, conclama o professor Marcos Bissoli.

Centro de Testagem e Aconselhamento

Alfenas: Rua Alterosa, 214 – Bairro Vista Alegre | Telefone: (35) 3698 2198 / 3698 2019
Poços de Caldas: Rua Pernambuco, 495 – Centro | Telefone: (35) 3697 2274
Varginha: Policlínica Central de Varginha, Rua Santa Catarina, s/n – Centro | Telefone: (35) 3690 2458