UNIFAL-MG gradua novos profissionais em cerimônia presencial no campus Varginha; universitários dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Enfermagem concluem o ensino superior

Após dois anos de cerimônias online, a UNIFAL-MG realiza a primeira formatura presencial no campus Varginha. A solenidade, ocorrida na sexta-feira (01/07) no Auditório do Campus Varginha, graduou 54 profissionais e contou com a presença de familiares e de professores dos cursos. A sessão foi presidida pelo professor Paulo Roberto Rodrigues de Souza, diretor do campus.

A juramentista da Colação de Grau foi a bacharela Amanda Tavares. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Nas formaturas, os graus são conferidos às  formandas e aos formandos após o juramento solene. Na UNIFAL-MG, o juramento é baseado nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, destacados no artigo 3º da Constituição Federal, e foi proferido por Amanda Tavares, do curso Ciência e Economia.

Por meio do juramento, os profissionais graduados pela UNIFAL-MG juram, perante o presidente da sessão solene de colação de grau, serem fiéis aos preceitos da ética, da liberdade e da diversidade; juram respeitar e defender os direitos humanos; juram contribuir para o desenvolvimento nacional, para a erradicação da pobreza, da marginalização e para a superação das desigualdades sociais e regionais; e, com ênfase, juram exercer a profissão buscando a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Diego Alvarenga foi o orador da turma. Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

O orador da turma foi Diego Piveta Alvarenga, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (Bice). Em seu discurso, o bacharel reforçou a importância do período na universidade e reforçou aos colegas: “Que nós tenhamos consciência do nosso papel e não sejamos apenas peças de um museu de grandes novidades”.

A cerimônia de colação de grau contou com pronunciamentos da professora Débora Juliene Pereira Lima, paraninfa do Bice; do professor Fernando Batista Pereira, paraninfo dos cursos de Administração Pública, de Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e de Ciências Econômicas; e do professor Wellington Ferreira Lima, pró-reitor de graduação. A cerimônia foi encerrada com o pronunciamento do presidente da sessão, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza.

Pronunciamentos dos docentes: Fernando Batista Pereira, Débora Juliene Pereira Lima, Wellington Ferreira Lima e  Paulo Roberto Rodrigues de Souza.  (Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)

Além dos professores que discursaram durante o evento, a mesa de honra foi composta pelos professores Thiago Fontelas Rosado Gambi, representando a direção do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa); Vinícius de Souza Moreira, coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia; Leandro Ferreira,  vice-coordenador do curso de Ciências Atuariais;  Marçal Serafim Cândido, vice-coordenador do curso de Ciências Contábeis; Bruno Aidar Costa, vice-coordenador do curso de Ciências Econômicas. Também compuseram a mesa a professora Elisa Zwick, coordenadora do curso de Administração Pública Bacharelado, e o servidor técnico-administrativo Rúbio Rodrigues Cláudio, que foi homenageado pela turma.