UNIFAL-MG celebra 17 anos de transformação em Universidade Federal de Alfenas; relembre parte da trajetória de ampliação e consolidação institucional

29 de julho de 2005. Essa data foi um divisor de águas na história da UNIFAL-MG. Há 17 anos, a comunidade universitária comemorava a aprovação do projeto de criação da Universidade Federal de Alfenas sob a Lei nº 11.154, publicada no Diário Oficial da União.

Em Nota Técnica de análise do projeto de transformação, os representantes da Casa Civil alegaram que a então Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas/Centro Universitário de Alfenas (Efoa/Ceufe) apresentava os requisitos normativos para ascensão ao patamar universitário: “em vista da titulação do seu corpo docente, da sua produção científica e do seu papel como polo estimulador da economia local nas áreas de Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Química.”

Foto histórica que registrou a solenidade comemorativa da implantação da Universidade Federal de Alfenas com hasteamento das bandeiras pouco antes da inauguração do auditório Dr. João Leão de Faria no dia 19 de agosto de 2005. Participaram do hasteamento: Prof. Roberto Martins Lourenço (vice-reitor entre 2005-2010); Prof. Antônio Martins de Siqueira (reitor entre 2005-2010); Profa. Silvana Coelho Leite Fava (pró-reitora de Graduação entre 2005-2010) e Prof. Marcelo Polo (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação entre 2005-2010). (Foto: arquivo Dicom/UNIFAL-MG)

No livro “De Efoa a UNIFAL-MG – Memórias de 100 anos de história”, organizado pelas professoras Denise Aparecida Corrêa (Instituto de Ciências Biomédicas) e Cássia Carneiro Avelino (Faculdade de Ciências Farmacêuticas), por ocasião do centenário institucional comemorado em 2014, os registros históricos apontam que a transformação impactou na expansão das instalações e na abertura de novos cursos.

“Até o ano de 2005, a Instituição ofertava 340 vagas em cursos de graduação presenciais, sendo apenas 20 vagas (5,88%) para o período noturno. Logo após a transformação da Efoa/Ceufe em Universidade, a sua participação no Programa de Expansão – Fase I, coordenado pelo MEC, possibilitou a criação, no ano de 2006, de oito cursos de graduação: Ciência da Computação, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Geografia, Bacharelado em Geografia, Biotecnologia.”

Acelerado pela transformação, o processo de ampliação da Instituição permitiu, a partir de 2009, a criação de dois campus fora de sede, um em Poços de Caldas e outro em Varginha, bem como a construção de outra unidade em Alfenas, no bairro Santa Clara. Hoje, a UNIFAL-MG, que tem 108 anos de fundação institucional, desempenha um papel de liderança acadêmica e científica na região sul de Minas e segue colhendo frutos do trabalho coletivo que empreende na busca por qualificar e desenvolver pessoas.

São oferecidos atualmente 38 cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento e 24 programas de pós-graduação, sendo seis doutorados, 20 mestrados acadêmicos e três mestrados profissionais. O corpo discente é formado por cerca de 7.000 estudantes.

Para atender às atividades de ensino, pesquisa e extensão, a comunidade docente e técnica-administrativa é constituída por mais de 960 servidores e mais de 300 colaboradores terceirizados. Segundo o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o processo de transformação foi extremamente importante para a trajetória institucional.

“A transformação da nossa querida Efoa em UNIFAL-MG foi absolutamente crucial para que nós pudéssemos dar um salto, em termos de desenvolvimento em várias direções. A partir dos cursos originais, que já tinham a sua qualidade reconhecida, a Universidade pôde expandir no sentido quantitativo, mas também ganhar novos horizontes em relação à pesquisa, ao próprio ensino e também à extensão, o que acabou também beneficiando e fortalecendo os primeiros cursos”, reflete.

Prof. Antônio Martins de Siqueira – o primeiro reitor da UNIFAL-MG, na solenidade de instalação da Universidade. (Foto: Arquivo/Dicom

Lembrando todas as pessoas que participaram do projeto de transformação da Universidade, o reitor ainda pontua: “A criação e a transformação de uma universidade não é obra de uma única pessoa, mas de várias pessoas que ousaram sonhar”, comentou. Conforme ele, foram importantes tanto os gestores que participaram da transição e os reitores que deram os primeiros passos, quanto o corpo docente, técnico e terceirizado, além dos próprios estudantes que ajudaram a fortalecer a UNIFAL-MG.

Na percepção do professor Sandro Cerveira, hoje a UNIFAL-MG tem um grande impacto no ensino, na pesquisa e na extensão. “É evidente que nós temos aqui no Sul de Minas uma instituição de excelência que está produzindo pesquisa de qualidade, ensino que transforma a vida de milhares de pessoas e também extensão, que fortalece não somente a comunidade, mas a própria Instituição”, analisa.

A criação dos campi de Poços de Caldas e Varginha é outro fator relevante da atuação regional da Universidade lembrada pelo atual dirigente. “Economicamente a nossa Universidade hoje é responsável por um número muito significativo de empregos diretos e indiretos na região”, enfatiza o reitor.

“Pelo próprio PIB da região, há uma contribuição muito significativa da UNIFAL-MG, porque na medida em que a Universidade transfere renda e traz pessoas para as cidades onde tem campi, ela movimenta a economia local que, na verdade, impacta não somente a economia local, mas também regional e nacional”, acrescentou.

Dentre os muitos servidores e colaboradores que abraçaram o projeto de transformação da Efoa/Ceufe em Universidade Federal de Alfenas, vale relembrar o professor Maciro Manoel Pereira, falecido em 6 de julho de 2022. Foi ele quem preparou o caminho para a efetivação da transformação da Instituição em Universidade na gestão do professor Antônio Martins de Siqueira, o primeiro reitor. 

Ex-diretores da Efoa-Ceufe: Prof. Vínio Barbosa Tamburini (1981-1985), Prof. Maciro Manoel Pereira (2001-2005), Prof. Afrânio Caiafa de Mesquita (1985-1989) e Prof. João Batista Magalhães (1989-1993 e 1997-2001). (Foto: Arquivo/Dicom)

O processo foi iniciado na gestão do professor João Batista Magalhães (1997-2001), da qual o professor Maciro Pereira foi vice-diretor. A comissão responsável pela elaboração do projeto de transformação foi constituída em 2003 pelos servidores: professor Antônio Martins de Siqueira, então vice-diretor da Efoa/Ceufe; professora Erly Maria de Carvalho e Silva, pró-diretora de Graduação; professora Hédima Carvalho de Souza, pró-diretora de Extensão, e professor Antônio Camilo de Souza Cruz, assessor de Planejamento. 

“Fica aqui o grande abraço e reconhecimento às colegas e aos colegas de ontem e de hoje que constroem a Universidade Federal de Alfenas”, ressalta o atual reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. 

A edição 85 do jornal da Instituição, o primeiro número como UNIFAL-MG, traz na íntegra o discurso do então reitor, Prof. Antônio Martins de Siqueira, durante a solenidade de instalação da Universidade. Confira aqui