Transferência externa, obtenção de novo título, reingresso, remanejamento, rematrícula, aproveitamento de lista de espera do SISU/UNIFAL-MG e programas específicos

A UNIFAL-MG está com inscrições abertas para preenchimento de vagas remanescentes por meio de transferência externa, obtenção de novo título, reingresso, remanejamento entre cursos, remanejamento entre turnos, rematrícula, aproveitamento de lista de espera do SISU/UNIFAL-MG e programas específicos.

Sobre as modalidades disponíveis:

  • Transferência Externa destinada ao candidato ou candidata regularmente matriculados(as) em curso superior de graduação de outra instituição credenciada pelo Ministério da Educação. Exige-se nota do Enem dos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021.
  • Obtenção de Novo Título ou Segunda Graduação destinada a candidatos(as) que já tenham concluído curso superior de graduação em Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente credenciada pelo Ministério da Educação. A seleção é realizada pela média das notas das disciplinas cursadas na graduação.
  • Remanejamento Interno entre Cursos → é um procedimento facultado ao discente regularmente matriculado na UNIFAL-MG para transferir-se, por meio de processo seletivo, de um curso para outro da própria instituição. Considera-se a média aritmética entre a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida pelo(a) candidato(a) quando de seu ingresso na UNIFAL-MG, o Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) dos períodos por ele(a) cursado e a carga horária cursada com aprovação.
  • Reingresso é a oportunidade do(a) graduado(a) formado(a) na UNIFAL-MG retornar para a complementação de outro grau (Bacharelado/ Licenciatura), habilitação ou ênfase do mesmo curso sem a necessidade de novo processo seletivo Sisu, desde que sua solicitação seja feita até quatro semestres letivos subsequentes à sua colação de grau no curso anterior, ou seja: 2020/2, 2021/1 2021/2 e 2022/1. Nesta modalidade, os(as) candidatos(as) poderão ser dispensados(as) do processo seletivo classificatório e ser considerados(as) aprovados(as), caso o número de candidatos(as) seja inferior ou igual ao número de vagas disponibilizadas. Já nos casos em que o número de candidatos(as) for maior que o número de vagas oferecidas, a seleção será feita por meio da ordem decrescente da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida pelo(a) candidato(a), quando de seu ingresso na UNIFAL-MG.
  • Rematrícula destinada aos discentes que tiveram a matrícula cancelada por não renovação no prazo previsto no Calendário Acadêmico ou por terem cancelado por iniciativa própria. Podem concorrer as vagas os(as) discentes que tenham até quatro semestres letivos de desligamento.
  • Aproveitamento da lista de espera → destinada a candidato e candidata classificado(a) na lista de espera da UNIFAL-MG que não foi convocado(a) para matrícula dos editais para ingresso em 2021/2 e 2022/1 e que não esteja matriculado(a) em curso de graduação da UNIFAL-MG.
  • Programas específicos → é a modalidade destinada aos candidatos e candidatas pertencentes a programas mantidos pela UNIFAL-MG, que preencham os seguintes requisitos: a) concluído o Ensino Médio; b) participado do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2020 ou 2021; c) participado do Curso Preparatório para o Enem da UNIFAL-MG no ano de 2020 ou 2021, registrado pela Pró-Reitoria de Extensão, ofertados nos Campi de Alfenas, Poços de Caldas ou Varginha.
  • Remanejamento Interno entre Turnos → é um procedimento de mudança de turno, desde que mantidos o curso, a modalidade, o grau e a habilitação.

São diversas vagas distribuídas entre os cursos e modalidades, desta maneira, os requisitos de seleção, os documentos necessários para inscrição, bem como as informações referentes ao processo seletivo, devem ser consultados nos editais publicados na página da Diretoria de Processos Seletivos.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 31 de agosto de 2022, neste link. Já os resultados serão divulgados a partir de 12 de setembro, nesta página.

Para mais informações, acesse:
Edital nº138/2022, referente a Transferência Externa, Obtenção de Novo Título e Remanejamento Interno entre Cursos para área da saúde.
Edital nº139/2022, referente a Transferência Externa, Obtenção de Novo Título e Remanejamento Interno entre Cursos para vários cursos.
Edital nº140/2022, referente ao Reingresso em vários cursos.
Edital nº141/2022, referente a Rematrícula em vários cursos.
Edital nº142/2022, referente ao Aproveitamento da Lista de Espera em vários cursos.
Edital nº143/2022, referente a Programas Específicos em vários cursos.
Edital nº144/2022, referente ao Remanejamento Interno entre Turnos em vários cursos.