Premiação encerra Concurso Cultural de Receitas Vegetarianas para Restaurantes Universitários na UNIFAL-MG; estudantes de graduação contribuem com receitas vegetarianas para o cardápio do Restaurante Universitário da Instituição

Na última terça-feira (26), a UNIFAL-MG anunciou e premiou os participantes vencedores do concurso “Concurso Cultural: Receitas Vegetarianas para os Restaurantes Universitários”. A ação foi realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), com apoio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho. 

A comissão julgadora, composta por vegetarianos e profissionais com experiência na área de gastronomia ou vegetarianismo e dois servidores, escolheu as cinco melhores receitas, por meio da avaliação de 5S: sustentável, saudável, simples, segura e surpreendente.

Na foto estão, da esquerda para a direita: Prof. Sandro Amadeu Cerveira, Wesley Pereira dos Santos, João Pedro Mota Francisco, Thamires de Lima Blecha, Mariana Manara Ribeiro e Marcos Coelho Bissoli. (Foto: Jaíne Martins – Dicom/UNIFAL-MG)

Os vencedores do concurso, colocados de 1º a 5º lugar, respectivamente, foram: João Pedro Mota Francisco, do curso de Nutrição, com a receita de Quichique de Espinafre; Marina Bocamino Bomfim, do curso de Medicina, com a receita de Torta de Espinafre com Legumes; Thamires de Lima Blecha, do curso de Biomedicina, com a receita de Moqueca de Frutos do Mato; Vitoria Gabriele Souza Geraldine, do curso de Medicina, com a receita de CoQuibe Vegano; e Wesley Pereira dos Santos, do curso de Nutrição, com a receita Almôndegas de Lentilha ao Creme de Milho Verde.

João Pedro Francisco foi premiado com uma Fritadeira Elétrica Sem Gordura/Óleo Air Fryer, com apoio da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia (FACEPE).

Em seguida, a estudante Marina Bomfim foi contemplada com uma cesta de produtos naturais, com apoio da Trigoleve Indústria e Comércio Ltda. Já os participantes que ficaram de terceiro ao quinto lugar, receberam, cada um, um kit de cosméticos, produzido pela Farmácia Universitária da UNIFAL-MG. 

A entrega dos prêmios foi realizada pelo reitor Prof. Sandro Amadeu Cerveira, pela estagiária da Prace e discente do curso de Nutrição, Mariana Manara Ribeiro, juntamente do Coordenador do Departamento de Promoção e Prevenção da Prace, Marcos Coelho Bissoli.

Na oportunidade, o Prof. Sandro Cerveira agradeceu a comissão organizadora do evento e salientou a importância da ação no cuidado com a alimentação adequada do público vegetariano, também atendido pelos restaurantes universitários da UNIFAL-MG.

Fernanda Lomeu é nutricionista da UNIFAL-MG e faz a fiscalização dos RU’s e lanchonetes em todos os campi da Instituição. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu, nutricionista da UNIFAL-MG e idealizadora do concurso, a ação foi o passo inicial para novas iniciativas como essa, assim como sugerido pelos participantes. “Foi maravilhoso! Foi muito bom ver tudo concretizado com o envolvimento dos restaurantes universitários nos três campi e a premiação dos participantes. Foi muito bom ver o envolvimento de diversos servidores e colaboradores!”, exclamou.

Segundo a nutricionista, a ideia do concurso surgiu da demanda constante dos Restaurantes Universitários em melhorar a qualidade do prato vegetariano e, com esforço conjunto de diversos setores, foi possível executá-la. “Sua importância vai muito além dessa questão principal, pois conseguimos ressaltar a importância de desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias como forma de melhorar a qualidade da alimentação das pessoas em geral”, salientou.

“Além disso, foi momento oportuno também para a formação da nossa estagiária de Nutrição, Mariana, que teve a oportunidade de desenvolver diversas habilidades durante todo o processo desde a concepção da ideia até a cerimônia final de premiação!”, complementou Fernanda Lomeu.

“É claro que, sempre quando entramos em algum concurso, entramos para participar, mas ouvir que sua receita foi a ganhadora é muito gratificante”, mencionou o discente de Nutrição, João Pedro Francisco. (Foto: Arquivo Pessoal)

O primeiro colocado, João Pedro Francisco, ficou emocionado quando ouviu o resultado final e mencionou a mãe como responsável por despertar nele o amor pela comida.  “O vegetarianismo sempre esteve presente na minha vida, então, logo que fiquei sabendo do concurso, já fui pensando em algumas receitas de acordo com os requisitos do concurso”, contou o estudante.

“Ações como essa são totalmente relevantes para a Universidade, mostrando a importância da alimentação na vida nos acadêmicos e, principalmente, dos vegetais, bem como o espaço que eles estão tomando em nossas vidas. Eu, como estudante de Nutrição, tenho muita afinidade por esse mundo vegetariano e é uma área que eu pretendo seguir. Esse concurso só me mostrou que estou no caminho certo e que com amor e dedicação tudo sai como planejamos”, completou.

Confira as receitas vencedoras, testadas e aprovadas por especialistas e por usuárias vegetarianas e usuários vegetarianos do Restaurante Universitário, pelo link: https://www.unifal-mg.edu.br/prace/resultado-do-concurso-cultural-de-receitas-vegetarianas/

Fotos e texto: Jaíne Reis Martins – estagiária da Dicom.