Projeto de Extensão da UNIFAL-MG realiza evento para pescadores e manipuladores de tilápia do município de Alfenas; oficina apresenta informações sobre conservação do produto e dicas culinárias

Participantes durante o curso (Foto: Arquivo Pessoal/ Profa. Tábatta Renata Pereira de Brito)

Pescadores e manipuladores de tilápia do município de Alfenas tiveram a oportunidade de participar de oficina de boas práticas de manipulação e conservação da espécie. O evento foi realizado por integrantes do projeto extensionista GerAÇÕES, em parceria com integrantes da Rede de Elaboração de Produtos Alimentícios a partir de Subprodutos dos Sistemas Alimentares do Sul de MG (REPASSA – Sul de Minas). A ação ocorreu no dia 29/07, no Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG, com a presença do chef de cozinha Gustavo Prado e auxílio de Rodrigo Aiorfe.

(Foto: Arquivo Pessoal/ Profa. Tábatta Renata Pereira de Brito)

Durante a oficina, os participantes receberam orientações de como realizar a higiene pessoal e a higienização de instalações, equipamentos e utensílios; o controle de vetores e pragas, bem como a manutenção da qualidade da água; os cuidados necessários durante a evisceração e lavagem; e a utilização correta de subprodutos da filetagem. Além disso, o chef de cozinha Gustavo Prado deu dicas culinárias de preparação da tilápia. Seguindo-as, os participantes tiveram que praticar e reproduzir os pratos ensinados pelo chef e, na sequência, apresentá-los para a degustação de todos os presentes.

A realização da oficina, que ocorreu pelo destaque que Alfenas vem ganhando na produção de tilápias, contou com a organização de docentes da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG, Profa. Tábatta Renata Pereira de Brito, Profa. Flávia Della Lucia, Profa. Alice Helena de Souza Paulino e Prof. Bruno Martins Dala Paula, assim como da discente Juliana Rios. “Por ser um dos municípios banhados pelo Lago de Furnas, Alfenas tem se destacado na produção de tilápias. Nesse sentido, é muito importante promover ações que possam informar sobre as melhores práticas de manuseio e conservação, além de apresentar possibilidades de uso dos subprodutos da filetagem da tilápia”, explicou a Profa. Tábatta Brito, integrante da comissão organizadora, ao destacar que esta importância ocorre pelo fato de […] “que famílias inteiras da nossa região estão envolvidas na cadeia de produção desse pescado”.