UNIFAL-MG passa a contar com ponto de arrecadação de lixos eletrônicos da Campanha “Sucata Eletrônica”; ação é realizada em parceria com a Associação Vida Viva, de Alfenas, na Sede da Instituição

A Sede da UNIFAL-MG passou a ser um dos pontos de arrecadação de resíduos eletrônicos com destinação à campanha beneficente “Sucata Eletrônica”, da Associação Vida Viva, de Alfenas. A parceria foi lançada na solenidade de encerramento da Semana do Meio Ambiente, no dia 10/06, pelo reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

Julieta Moreira – bióloga e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS) da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo a bióloga Julieta Aparecida Moreira, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS) da UNIFAL-MG, a ação foi motivada pelo interesse e procura da comunidade interna e externa de Alfenas, por razão de a Universidade ter participado de outras edições da Campanha, em anos anteriores à pandemia, envolvendo e auxiliando a população alfenense na cultura de destinação separada destes resíduos no município.

Conforme mencionou, o setor responsável pelo desenvolvimento da ação na Universidade é a Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GMADS), junto à Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI). O ponto de coleta dos materiais foi implantado na Sede, ao lado do ECOPONTO de coleta de recicláveis, na calçada do prédio R, em frente ao acesso principal do prédio V.

“Inicialmente, implantamos somente na Sede, para avaliarmos a adesão da comunidade, bem como a logística de recolhimento junto à Instituição parceira. A intenção é expandir para demais campi, a partir de parcerias com outras instituições dos municípios de Varginha e Poços de Caldas”, explicou Julieta Moreira. A servidora técnico-administrativa mencionou não haver prazo para término da ação na UNIFAL-MG, com intenção de a Universidade manter o ponto de arrecadação de maneira constante.

De acordo com a representante da Associação do Vida Viva, Lucimara Ferreira Vilela, não existe restrição para os materiais descartados nos pontos de coleta e toda doação é válida, pois a verba arrecadada com a venda dos materiais é destinada à compra de medicamentos e suplementos alimentares, auxiliando o tratamento dos pacientes atendidos pelo projeto Vida Viva.

Lucimara Ferreira Vilela é representante da Associação Vida Viva, de Alfenas. (Foto: Arquivo Pessoal)

Lucimara Vilela mencionou que a Associação conta com outros projetos e recebe diversos tipos de doações. “Temos outros projetos, ‘Doe um amigo’, ‘Campanha dos lacres e tampinhas’, além do nosso ‘teledoações’, em que você doa um valor mensalmente. Os mensageiros que vão a domicílio para coleta. Aceitamos Pix, débito automático. Podem ser doados alimentos, roupas para nosso bazar. Toda doação é muito bem-vinda”, contou a representante. “O projeto sucata eletrônica está adentrando as escolas de Alfenas e região e é um sucesso! As escolas usam artimanhas para incentivar os alunos, como gincanas”, frisou.

(Foto: Arquivo/ Associação Vida Viva)

A representante esclareceu ainda que a Vida Viva tem parceria com o “Troco Solidário Mart Minas”, e os valores arrecadados são repassados corretamente à Associação. “Hoje, infelizmente, o número de pessoas com câncer aumenta a cada dia. A Vida Viva doa cestas básicas, cestas de verduras, leite, fraldas, medicamentos, suplemento alimentar, tudo isso com projetos e doações da população de Alfenas e cidades vizinhas”, completou.

Para Lucimara Vilela, a parceria entre a Associação Vida Viva de Alfenas e a UNIFAL-MG irá ampliar a campanha da coleta de lixo eletrônico. “Acreditamos que a parceria entre a UNIFAL-MG, reconhecida como uma instituição de ensino superior e destacada por sua qualidade de ensino, e a Associação do Vida Viva de Alfenas irá ampliar com sucesso a campanha da coleta de lixo eletrônico, assim como promover o descarte consciente de materiais recicláveis, contribuindo com a preservação do meio ambiente”, declarou.

Conheça outras ações de sustentabilidade desenvolvidas pela UNIFAL-MG: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2022/05/19/unifal-mg-inaugura-projeto-de-coleta-seletiva-na-sede-em-alfenas-iniciativa-traz-beneficios-para-geracao-de-renda-e-potencializa-praticas-sustentaveis-no-descarte-de-residuos/