UNIFAL-MG inaugura projeto de coleta seletiva na Sede, em Alfenas; iniciativa traz benefícios para geração de renda e potencializa práticas sustentáveis no descarte de resíduos

Em comemoração do Dia Internacional da Reciclagem, celebrado nesta terça-feira, dia 17/05, a UNIFAL-MG realizou o lançamento de duas iniciativas na Sede da Instituição, em Alfenas: a coleta seletiva e o ecoponto. As propostas, vinculadas ao programa de Extensão Legado Ambiental e à Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS), têm o objetivo de potencializar práticas para ambientes mais sustentáveis, com a instalação de espaço para descarte de resíduos como papéis, plásticos e metais, bem como de lixeiras separadas nas cores verde, de resíduos recicláveis, e cinza, de resíduos não recicláveis, nas áreas de maior circulação na Universidade. 

De acordo com a servidora Julieta Aparecida Moreira, o evento foi planejado aproveitando a simbologia do Dia Internacional da Reciclagem, celebrado em 17/05. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

De acordo com a presidente do CPMAS, Julieta Aparecida Moreira, pelo menos um par de lixeiras para a coleta seletiva já está localizado em todos os prédios, nas áreas de hall de entrada e corredor. “Nas próximas fases, haverá lixeiras em outros espaços, de tamanhos menores, expandindo o projeto para Poços de Caldas e Varginha. O ponto crucial da iniciativa é quem vai destinar esse resíduo, porque, enquanto não temos o destinador do resíduo, não podemos efetivar o início interno dessa coleta”, explicou. Para viabilizar o processo nos campi Poços de Caldas e Varginha, esclareceu a servidora, haverá chamada pública na modalidade de cooperativa. 

Volney de Azevedo foi selecionado para atuar na Sede, em Alfenas. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Em Alfenas, para atuar no recolhimento não oneroso de resíduos, foi selecionado o catador Volney de Azevedo, que trabalha na área há mais de três anos. Ele assinou documento de aceite no dia 18/05. “Além do meu trabalho ser uma renda, a gente ajuda na limpeza do planeta. É importante a universidade abrir esse espaço porque tem muito material aqui que vai para aterro, coisa que a gente pode recuperar e transformar em dinheiro para a gente”, disse Volney de Azevedo. “Todo esse processo é uma ajuda muito importante para o meio ambiente. É uma forma de gerar renda”, completou a coletora que atua na Unidade Educacional Santa Clara, Josefa Ana Carafoli Aloi, durante a cerimônia de lançamento do projeto, realizada no hall do prédio V.

“Todo esse processo é uma ajuda muito importante para o meio ambiente”, pontuou Josefa Ana Carafoli Aloi. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Nessa oportunidade, a professora Giovana de Fátima Lima Martins, pró-reitora adjunta de Extensão, mencionou os benefícios da participação da comunidade interna e externa para o avanço da iniciativa. “É necessária a responsabilidade de todos para auxiliar na questão de separação de resíduo. Todos nós estamos aqui fazendo diferente, e temos a oportunidade de fazer lá fora também”, destacou.

No evento, a professora Giovana de Fátima Lima Martins falou sobre a importância de multiplicadores da iniciativa. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Conforme afirmou a docente, o projeto busca multiplicadores das práticas adequadas de descarte. “A nossa ideia é que, agora, temos essa intensificação nas informações, mas, daqui algum tempo, isso deve ser muito natural. Os multiplicadores por si vão começar a trazer frutos. Se nós começarmos a recolher lixo da forma correta, outras pessoas começam a fazer”, esclareceu. 

A servidora Larissa Araújo dos Santos destacou a participação dos estudantes, com o retorno presencial. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

No mesmo sentido, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Larissa Araújo dos Santos, citou os esforços empreendidos para que a coleta seletiva fosse implementada nos espaços da Universidade. “Esse projeto tem um nome, tem uma coordenação, mas ele não é absolutamente nada sem os colaboradores, sem os servidores agindo in loco, separando o seu resíduo dentro da sua sala, levando para uma lixeira mais próxima. Cabe destacar que a ideia é reaproveitar as lixeiras que já existem, vamos adesivá-las, e contar mesmo com todo mundo, com especial os nossos estudantes que estão chegando”, completou. A consciência coletiva para a colaboração e o cuidado com o meio ambiente também são destaques na opinião da colaboradora terceirizada Andréa Aparecida Silva, que integra a equipe de limpeza. “É bom ter consciência de separar os lixos. Se todos colaborarem, isso nos ajuda muito”, relatou. 

“Nós temos uma responsabilidade ética com o planeta e com as pessoas. Como Universidade, queremos ser exemplares para a questão do descarte adequado dos resíduos da instituição”, disse o reitor. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)
As lixeiras, localizadas nos espaços de maior circulação da Sede, se dividem nas cores verde, para resíduos recicláveis, e cinza, para resíduos não recicláveis. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Finalizando o evento, aberto ao público, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, relembrou alguns dos investimentos realizados em prol do meio ambiente, como a instalação das usinas fotovoltaicas e o contrato para descarte de produtos químicos, que contribuíram para o avanço da Universidade em ranking internacional de sustentabilidade, o Green Metric. “Nós temos uma responsabilidade ética com o planeta e com as pessoas. Como Universidade, queremos ser exemplares para a questão do descarte adequado dos resíduos da instituição”, disse o reitor, ao completar que serão feitos os procedimentos necessários para que cada sala, gabinete e espaço da Instituição tenha suporte para o descarte adequado. 

“Nós queremos ser uma universidade verde, uma universidade que realmente tem compromisso com o meio ambiente, com a saúde da pessoa, e com a sustentabilidade, que passa para além da questão ambiental”, concluiu. 

As ingressantes Mariana Sgarbi, Maria Luiza Armelin, Paola Sgarbiero, Yasmin Francez ajudaram na fixação de cartazes junto às lixeiras. (Foto: Arquivo ColetAtiva)

O edital de chamada pública para a seleção e cadastramento de coletores de resíduos recicláveis em instalações da Universidade no município de Alfenas, na Sede e na Unidade Educacional Santa Clara, foi publicado no início do ano, em ação entre a Pró-Reitoria de Extensão, por meio do projeto “ColetAtiva UNIFAL-MG”, e a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS). 

Conheça a página de Sustentabilidade da UNIFAL-MG: https://www.unifal-mg.edu.br/planejamento/desenvolvimento-institucional/sustentabilidade/

Fotos: Ivanei Salgado/Dicom