“Memorial do Sapato Social” – Clarice Virgilio

Para mostrar que os sonhos são melhores quando realizados em companhia de alguém, Clarice Virgilio, egressa do curso de Letras da UNIFAL-MG, lançou sua primeira publicação literária, o livro “Memorial do Sapato Social”. A obra faz parte da literatura infantil e conta a história de Oxford, o protagonista, que alimentava em si o desejo particular de ser um sapato social. Em 40 páginas de história e ilustrações, a autora trabalhou o conceito de companheirismo de forma leve e divertida.

Segundo a escritora, a narrativa não foi idealizada com a finalidade de publicação ou como uma obra. “Na verdade, a narrativa foi pensada apenas e unicamente para ser divertida e contagiante para mim. Em seu processo de ‘gaveta’, a narrativa foi sendo lapidada e os pormenores dos personagens foram sendo pensados, enquanto o meu desejo de contar essa história em voz alta aumentava”, comentou.

Clarice Virgilio explicou ainda que o tempo de ‘gaveta’ da obra foi longo, cerca de 10 anos, e importante justamente para pensar e repensar os detalhes relevantes. Para ela, estar na literatura diz muito sobre teimosia e resistência. “Acredito que o cativeiro social que vivemos segrega muitas pessoas parecidas comigo e estamos em um movimento constante de ocupar alguns espaços de forma perspicaz e ao mesmo tempo singela. Fico sossegada pois não estou sozinha nessa”, salientou.

Clarice Virgilio se graduou em Letras Língua Portuguesa pela UNIFAL-MG. Atualmente, é pós-graduanda em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Pará. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Muitos homens pretos e mulheres pretas filhos da classe trabalhadora chegaram antes de mim e estão trabalhando de forma antagônica à tendência mercadológica da literatura”, completou a escritora. Na elaboração da obra, aparece o contraste, a oposição, e essa nuance que indica a diferença é justamente o que une as personagens, segundo Clarice Virgilio.

A autora contou que a escolha pela faculdade de Letras se deve à paixão pela escrita e pela literatura. “O curso com certeza teve muita influência. Só escolhi o curso de Letras por causa do meu interesse pela leitura e pela escrita, além do interesse em ensinar”, mencionou.

A estudante iniciou na escrita ainda jovem, aos oito anos de idade. Embora lançada como escritora por meio da literatura infantil, Clarice Virgilio pretende alcançar públicos de diferentes idades com sua escrita. “É um outro caminho que se abre, que é bem promissor pra mim”, salientou a escritora sobre a influência da escrita em sua carreira acadêmica e seu futuro.

O evento de lançamento do livro aconteceu na Livraria Leitura de Ipatinga-MG e contou com o trabalho conjunto entre duas editoras, Uniclap e Sunny, no dia 14 maio de 2022.

“Memorial do Sapato Social” é um livro curto e fácil de ler, apropriado para juntar as crianças em uma ‘contação’ de histórias na sala de casa. Aos interessados em adquiri-lo, o livro está disponível para venda no site da editora Uniclap.

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG