UNIFAL-MG, campus Varginha, realiza evento para defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso da pós-graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal; ação reúne discentes, orientadores e avaliadores em debates de temas relacionados à vertente pública

No último sábado, 13/08, ocorreu na UNIFAL-MG campus Varginha o evento da defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal. Foram apresentados 48 trabalhos sobre temas relacionados à vertente pública e às suas atribuições.

Durante a abertura, foram ressaltados os impactos do curso na discussão dos problemas atuais da área, a visibilidade às pessoas que trabalham nestes espaços, bem como os pontos relativos à pós-graduação, como a análise e a importância das políticas sociais e públicas, salientando o amplo trabalho do campus Varginha na construção de pensamento científico, por meio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP).

Além dos discentes, estiveram presentes os orientadores e avaliadores, o coordenador do curso de Gestão Pública Municipal e diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Prof. Luiz Antonio Staub Mafra; o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza; a diretora do Instituto Sociais de Ciências Aplicadas (ICSA), Profa. Letícia Lima Milani Rodrigues; o diretor adjunto do Centro de Educação Aberta e a Distância, Prof. Wesllay Carlos Ribeiro; o coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil na UNIFAL-MG, Prof. Adílio Renê Almeida Miranda e o professor Hélio Lemes Costa Júnior.

“Que a gente consiga não só realizar as 48 defesas que estão previstas, mas que também os alunos possam sair com outra perspectiva a respeito da gestão pública municipal”, disse o Prof. Luiz Antonio Staub Mafra. (Foto: Arquivo/Dicom)

O professor Luiz Antonio Staub Mafra pontuou a importância das apresentações e o que poderá ser proporcionado por meio do curso. “Que a gente consiga não só realizar as 48 defesas que estão previstas, mas que também os alunos possam sair com outra perspectiva a respeito da gestão pública municipal, porque, a partir dos trabalhos que eles fizeram – a maioria realizou a monografia dentro de suas unidades de trabalho -, poderão levar melhorias ao seu ambiente de trabalho e melhorar a eficiência no serviço público”, ressaltou.

Paulo Borges apresentou trabalho voltado ao tema “Transporte Público Escolar no Brasil”. (Foto: Arquivo/Dicom)

Os impactos do curso para a carreira dos discentes também foi ressaltado pelo estudante Paulo Borges, de São João da Boa Vista, que teve seu trabalho voltado ao tema “Transporte Público Escolar no Brasil”. “A pós-graduação proporcionou bastante conhecimento na área de políticas públicas, para a gente que trabalha na prefeitura. Podemos ter uma oportunidade de melhorar a vida da sociedade no meu município”, destacou.

De acordo com Thaís Hapen Dionísio, foi importante estar de volta à universidade. (Foto: Arquivo/Dicom)

Complementando a importância da temática relacionada à gestão e administração pública, a discente Thaís Hapen Dionísio, de Varginha, salientou a produção do trabalho, cujo tema é “A Ética na Pesquisa em Administração”, e o fato de realizar uma pós-graduação. “Foi uma sensação bem diferente, ainda mais que a minha primeira formação foi há muito tempo. Teve a questão da pandemia também, então foi muito legal estar de volta a uma universidade, foi bem bacana”, disse.

O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal, que tem a duração de 18 meses, foi ministrado semipresencialmente com atividades em maioria on-line, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, e presenciais para as avaliações e as atividades a serem realizadas nos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados nas cidades de Alterosa (MG), Boa Esperança (MG), Bragança Paulista (SP),  São João da Boa Vista (SP), São Sebastião do Paraíso (MG) e Varginha (MG) em regime semipresencial.

Fotos: Arquivo/Dicom

*Eduardo Filipe Morais de Aquino é estagiário de Comunicação do campus Varginha