UNIFAL-MG inaugura o Laboratório de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; espaço será utilizado na execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária

Na última sexta-feira, 12/08, ocorreu a Inauguração do Laboratório de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), na Sede da UNIFAL-MG. Participaram docentes e discentes da Enfermagem, sob organização das professoras Namie Okino Sawada e Silvana Maria Coelho Leite Fava, coordenadora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. O Laboratório disponibilizará espaços para atividades de ensino, pesquisa e extensão, a fim de impactar o aumento da produção científica do PPGENF.

No evento, foi feita apresentação do Laboratório, que terá como produtos teses, dissertações e publicação de artigos científicos. Em seguida, houve o descerramento da placa e a apresentação da galeria de fotos de professores da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Clícia Valim Côrtes Gradim, Dênis da Silva Moreira, Silvana Maria Coelho Leite Fava e Namie Okino Sawada.

Registro do momento de inauguração da galeria dos coordenadores. Da esquerda para a direita, estão os professores Clícia Valim Côrtes Gradim, Dênis da Silva Moreira, Silvana Maria Coelho Leite Fava e Namie Okino Sawada. (Foto: Arquivo/Dicom)

Após isso, os participantes puderam conhecer produções do PPGENF, apresentadas a todos os convidados. Ocorreram apresentações de linhas de pesquisa, trabalhos publicados, produções do corpo docente e discente. Ao final do evento, houve sorteio de obras produzidas por pesquisadores da Universidade.

De acordo com a Profa. Namie Sawada, os discentes de Mestrado e Doutorado poderão usufruir de local para estudo, com acesso aos computadores, a fim de buscar pesquisas de artigos científicos das principais bases de dados, bem como realizar a coleta e análise de dados por softwares estatísticos, além de assistir e ministrar aulas ou palestras.

Os docentes e participantes dos grupos de pesquisa também terão espaço para o desenvolvimento de atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. “Com o incremento dessa infraestrutura, com certeza, haverá impacto quanti e qualitativo na produção do PPGENF”, destacou a docente.

Dos trabalhos apresentados por discentes do PPGENF, tanto de Mestrado quanto de Doutorado, até o momento, foram 126 dissertações de Mestrado defendidas, 28 dissertações de Mestrado em Andamento e 16 teses de Doutorado em andamento, nas Linhas de Pesquisa “Processo de Cuidar em Enfermagem” e “Gestão de Saúde e Educação”, com temas importantes para o avanço do conhecimento na área da Enfermagem e para a clínica prática.

Confira, abaixo, as imagens do evento.

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG