Segundo epidemiologista da UNIFAL-MG, não divulgar dados da pandemia pode comprometer combate à Covid-19; em notícia, especialista esclarece informações sobre a pandemia no sul de Minas

De acordo com notícia publicada pelo jornal Matéria 1, o estado de Minas é um dos poucos que, há várias semanas, não lançam dados aos sábados e domingos sobre a pandemia da covid-19. Para o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, a situação é preocupante, porque o controle da pandemia depende da divulgação correta e atualizada dos dados. A notícia foi publicada no dia 17/08.

O docente explicou que, tanto no estado quanto na região sul, além do controle de novos casos, começa a ser registrada também a queda na tendência de novas internações e óbitos. “Em termos de incidência (novos casos), no agregado do estado, há quase um mês (desde 18/07, com exceção de 14/08 que registrou estabilidade) a tendência é de queda. Situação semelhante é vivida pelo sul de Minas desde 07 de julho passado, com exceção da estabilidade nos dias 24 de julho e agora, mais recentemente, em 14 e 15 de agosto”, destacou.

O Prof. Sinézio Inácio também é coordenador do Boletim IndCovid, que mostra semanalmente a situação da pandemia no estado e no Sul de Minas.  Segundo o docente, apesar da dificuldade em apurar os números, os dados indicam avanço no controle da pandemia de covid-19 em Minas Gerais.

Confira a notícia completa pelo link: https://materia1.com.br/2022/08/17/minas-deixa-de-divulgar-dados-da-pandemia-por-tres-dias-seguidos/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG