Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio do CNPq

Encontra-se aberto o edital com chamada para submissão de propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC-EM/CNPq.

Conforme edital, as propostas homologadas serão avaliadas quanto à adequação aos objetivos da IC-EM, a partir dos seguintes critérios:

I– Coerência entre a proposta e o projeto, programa ou ação que acolherá a IC- EM;
II– Potencial de aproximação da universidade com as escolas públicas de Educação Básica;
III– Previsão qualificada de divulgação científica e popularização da ciência envolvendo discentes e docentes das escolas públicas de Educação Básica;
IV– Inserção qualificada de discentes e docentes do ensino médio das escolas públicas em atividades de pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Sobre as bolsas

Destinadas a alunos(as) regularmente matriculados(as) no 1º e 2º ano do curso de Ensino Médio em escolas públicas, sob a orientação de um(a) pesquisador(a)/orientador(a) vinculado(a) à UNIFAL-MG.

A previsão da vigência das bolsas é de outubro de 2022 a agosto de 2023, ou seja, durante 11 meses, e sua implementação estará sujeita à disponibilização de recursos pelo CNPq. O valor das bolsas PIBIC-EM é atribuído pelo CNPq.

As submissões devem ser enviadas até 26/09/2022, exclusivamente pela Plataforma de Submissão de Projetos (PSP).

Para mais informações, acesse o Edital 16/2022 disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.