UNIFAL-MG está com inscrições abertas para projetos na área de Graduação; oportunidades envolvem editais de mobilidade acadêmica e programas de educação para bolsistas, voluntários e professores da rede pública de ensino

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNIFAL-MG divulgou oportunidades para estudantes que desejam atuar em programas e ações internas e externas da Universidade. Entre as vagas disponíveis, está a seleção de bolsistas e voluntários de cursos de Licenciatura para o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que juntos somam mais de 600 vagas. Também se encontra em andamento o edital para mobilidade acadêmica, para o intercâmbio de estudantes entre Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) conveniadas no Programa Andifes. Confira:

Residência Pedagógica (PRP)

Até as 23h59 do dia 3/10, discentes dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras – Espanhol, Letras – Inglês, Letras – Português, Matemática, Pedagogia e Química podem se inscrever, por meio deste link, para participar do PRP. No total, são ofertadas 330 vagas para bolsistas e 66 vagas para voluntários.

O objetivo do programa é promover atividades de regência em sala de aula, em escola pública de educação básica, aos graduandos que se encontram na segunda metade dos cursos de Licenciatura, matriculados em estágio. Para tanto, os alunos serão acompanhados por professor da escola, denominado preceptor. Até dia 3/10, candidatos à preceptoria podem se inscrever neste formulário, concorrendo a uma das 66 vagas.

A seleção dos estudantes da UNIFAL-MG se dará em fase única, composta por análise de histórico de graduação, com base no coeficiente de desempenho acadêmico (CDA), e de notas das questões de diagnóstico do formulário eletrônico. O número de vagas por curso, assim como os requisitos para participação, estão especificados nos editais n° 30/2022, que trata da seleção de estudantes bolsistas e voluntários, e n° 33/2022, que trata da seleção de preceptores.

De acordo com o cronograma, os resultados serão divulgados no dia 10/10, após as 14h, no site da Prograd.

Pibid

A fim de fomentar a iniciação à docência por universitários, assim como preparar a formação de professores em nível superior, o Pibid oferta, neste momento, 80 vagas para bolsistas e 160 vagas para voluntários, destinadas aos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras-Língua Portuguesa, Letras-Espanhol e Letras-Inglês (Interdisciplinar), Matemática, Pedagogia e Química. Está aberto, também, edital com vagas para docentes das escolas públicas, para atuação como supervisores nas disciplinas citadas.

As inscrições de alunos de graduação podem ser feitas por meio deste endereço eletrônico, até o dia 3/10. Já as inscrições de professores ocorrem neste link. Mais informações estão disponíveis os editais n° 31/2022 (seleção de bolsistas e voluntários) e n° 32/2022 (seleção de supervisores).

Mobilidade Acadêmica

O Programa de Mobilidade Acadêmica (PMA) está com inscrições abertas, até o dia 14/10, para as modalidades de envio de estudantes a outras IFES e recepção de discentes de outras IFES, a ocorrer no período do primeiro semestre letivo de 2023. Para a modalidade de envio, podem participar alunos regularmente matriculados na UNIFAL-MG que tenham concluído, pelo menos, 20% da carga horária de integralização do curso de origem e que tenham, no máximo, duas reprovações acumuladas em disciplinas/unidades curriculares nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Conforme destaca o edital n° 28/2022, a inscrição se efetiva por meio de requerimento específico, preenchido e assinado pelo discente. No caso de estudantes de outras IFES que desejam cursar o semestre na UNIFAL-MG, a documentação completa deverá ser encaminhada até o dia 14/10, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de barramento, a ser enviado pela IFES de origem para a UNIFAL-MG ou e-mail: programas.prograd@unifal-mg.edu.br

A relação das Instituições Signatárias do Programa de Mobilidade se encontra no seguinte endereço: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2012/04/Mobilidade-Academica-23.pdf. Vale destacar que a participação do discente não caracteriza transferência para a IFES receptora.

Informações sobre documentação e prazos estão disponíveis no item “Mobilidade Acadêmica”, do site: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/

PET

As oportunidades internas na UNIFAL-MG se estendem com processos seletivos abertos para grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). O PET-Ciência, do campus Poços de Caldas, oferta seis vagas para não bolsistas. As inscrições acontecem até o dia 10/10. Até essa data, também do campus Poços de Caldas, o grupo PET – Conexões de Saberes: Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional possibilita a inscrição de estudantes para preenchimento de três vagas para bolsistas e seis vagas para não bolsistas.

Em Varginha, está em andamento edital com duas vagas para bolsistas e três vagas para voluntários do PET BICE (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia), até o dia 29/09.

As inscrições podem ser feitas por meio deste endereço eletrônico.

Confira todos os editais de Graduação abertos acessando o link: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/