Professores e estudantes da Faculdade de Medicina apresentam trabalhos no Congresso Brasileiro de Anatomia; no evento, docentes da UNIFAL-MG recebem homenagem e tomam posse na diretoria da Sociedade Brasileira de Anatomia

O Congresso Brasileiro de Anatomia (CBA), organizado pela Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA), é considerado o maior evento na área de morfologia no Brasil. A 29ª edição foi realizada no período de 3 a 6 de setembro de 2022, em Maceió-AL, e teve a participação do professor Geraldo José Medeiros Fernandes e da professora Evelise Aline Soares, ambos da Faculdade de Medicina (Famed) e de estudantes do curso de Medicina da UNIFAL-MG. No evento, os docentes ministraram palestras, conduziram mesas-redondas, além de atuarem na apresentação e avaliação de trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito do ensino (TCC), pesquisa ( Iniciação Científica-IC) e extensão (Ligas Estudantis de Morfologia).

No CBA, a professora Evelise Soares atuou como ministrante e foi empossada para integrar a equipe de direção da SBA. (Foto: Arquivo Pessoal)

O CBA foi realizado juntamente com o VII Congresso Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Anatomia e o V Encontro Nacional de Ligas Estudantis de Morfologia.  Na ocasião, o universitário Gabriel Lessa, da 6ª turma de Medicina, apresentou o trabalho de Iniciação de Científica “Influência do extrato de tribulus terrestris sobre a morfologia e biomecânica óssea em ratos wistar”, desenvolvido em dupla com o discente Joabe Cruz, da mesma turma.

A apresentação dos trabalhos “A Estratégia de ensino-aprendizagem dos músculos do dorso na disciplina de anatomia humana no curso médico”, de autoria da egressa Lithany Carmello, e o projeto “Anatomia de A a Z nas redes sociais: desvendando a Terminologia Anatômica”, elaborado pela discente Sara Custódio e equipe da Liga acadêmica de Anatomia (LAANAT), com orientação dos professores Flávia Da Ré Guerra, Daniel Martinez Saez e Evelise Soares, foram apresentados pelos professores da UNIFAL-MG presentes no evento.

O professor Geraldo José Medeiros Fernandes recebeu o prêmio “Prof. Trieste Smânio” da SBO. (Foto: Arquivo Pessoal)

Durante o CBA, o Prof. Geraldo José Medeiros Fernandes recebeu o prêmio “Prof. Trieste Smânio”, pela contribuição literária da  “Eponímia e Etimologia”, obra de referência para os anatomistas do Brasil.  Essa premiação é conferida pela diretoria da SBA, a cada dois anos, ao profissional que tenha apresentado destacada atuação nacional e internacional no campo da Morfologia.

Gabriel Lessa, do curso de Medicina, apresentou trabalho de Iniciação Científica. (Foto: Arquivo Pessoal)

No encerramento do congresso, a professora EveliseSoares tomou posse como membro da diretoria da SBA gestão 2022-2026.  A docente, com mestrado e doutorado na área de Anatomia pelo Programa de Biologia Celular e Estrutural da Unicamp, destaca que será um novo desafio fazer parte da SBA, em um cargo junto a professores que tanto batalham pela educação e pela Anatomia no país. “Essa  oportunidade de contribuir como representante das mulheres mineiras na SBA, será muito importante para UNIFAL-MG”, reforça.

Além da docente da UNIFAL-MG, a nova gestão da SBA é composta pelos professores  Henrique Pereira Barros (Presidente),  Márcio Antônio Babinski (Vice-presidente),  Valéria Paula Sassoli Fazan (Secretária Geral), Andréa Oxley da Rocha (1º secretária),  Athelson Stefanon Bittencourt,  Marco Aurélio Pereira Sampaio e Waltercides Silva Júnior (conselho fiscal). Os docentes são professores anatomistas dos estados de Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.

Sobre a Sociedade Brasileira de Anatomia

A Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA) foi fundada em 31 de julho de 1952 no Departamento de Anatomia Descritiva e Topográfica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo na cidade de São Paulo. A SBA é uma sociedade civil de caráter científico, sem fins lucrativos, que visa o progresso da Morfologia em todos os seus ramos, além de congregar estudiosos da área; apoiar e incentivar o desenvolvimento técnico-científico dos seus associados; promover congressos, cursos e simpósios sobre assuntos relacionados à Morfologia; manter intercâmbio com entidades congêneres do país e do estrangeiro; conferir títulos, certificados e prêmios. Ela está filiada à Associação Panamericana de Anatomia e à International Federation of Association of Anatomists, sendo considerado o órgão de representação da anatomia no país.

Com informações de Evelise Aline Soares, docente da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG.