Participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade celebram o Dia do Idoso em evento comemorativo em Alfenas; data foi marcada por atividades de lazer e de promoção à saúde

Os idosos do programa de extensão “Universidade Aberta à Terceira Idade” (UNATI) da UNIFAL-MG tiveram a oportunidade de participar de atividades comemorativas pelo Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.

Durante o evento, os participantes receberam orientação sobre utilização de medicamentos, também aferiram a pressão arterial e realizaram o teste de glicemia capilar. (Foto: Arquivo/Coordenação UNATI)

O evento “Saúde e Prazer no Dia dos Idosos” aconteceu no dia 4/10, no Centro Vivencial de Alfenas, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), reunindo idosos e moradores da cidade. Na programação, organizada pelos participantes, coordenadores, bolsistas e voluntários da UNATI, foram incluídas orientações de saúde, dança, bingo e atividades físicas.

“O número de idosos no Brasil já alcança 22,9 milhões (11,34% da população) e a estimativa é que nos próximos 30 anos esse número triplique. Embora o aumento do número de idosos traga a necessidade de modificações expressivas em áreas como saúde, previdência social, assistência social e trabalho, pouco tem sido feito neste sentido. Assim, iniciativas como esse evento, que estimulem um envelhecimento ativo, são fundamentais”, explica a professora Giovana Lima Martins, pró-reitora adjunta de Extensão, que coordena o programa junto ao pró-reitor de Extensão, Prof. Francisco Xarão.

“O evento foi pensado para permitir às pessoas envolvidas perceber a pessoa idosa, interagir com elas e desenvolver habilidades e competências que melhorem sua formação profissional na atenção desse grupo populacional”, comenta a professora Giovana Martins, pró-reitora adjunta de Extensão.

Conforme ela, umas das propostas do evento é atender a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), que prevê, em uma das suas diretrizes, a promoção do envelhecimento saudável, bem como a prevenção de doenças, a manutenção da capacidade funcional e assistência às necessidades de saúde do idoso.

“A abordagem adequada na atenção à saúde do idoso implica na necessidade de profissionais preparados, com conhecimento sobre o processo de envelhecimento e suas repercussões nas diferentes dimensões da saúde, no intuito de se atuar na promoção da saúde e prevenção de agravo nessa população”, argumenta. “O evento foi pensado para permitir às pessoas envolvidas perceber a pessoa idosa, interagir com elas e desenvolver habilidades e competências que melhorem sua formação profissional na atenção desse grupo populacional”, acrescenta.

Programação
Projeto Mat Pilates promoveu aula para estimular flexibilidade, equilíbrio, força e coordenação. (Foto: Arquivo/Coordenação UNATI)

Com o objetivo de despertar o interesse pela atividade física dos idosos, a equipe do projeto Mat Pilates, coordenada pelos professores, Camila Pinhata e Dennis Willian Abdala, realizou uma aula com flexibilidade, equilíbrio, força e coordenação. A aula foi ministrada pelas alunas Sophia Nere Marini, Milena Diehl e Elaine Maria Nogueira.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), representada pelas farmacêuticas, Milena Carla Espósito e Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon, promoveu alguns serviços farmacêuticos direcionados aos idosos, como orientação sobre utilização de medicamentos, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar. As orientações foram repassadas pelos discentes Pedro Gomes, Maira Pereira, Érica Thaís Martins, João Ferreira, Ana Paula Silva, Iago Leal, Lívia Souza, Milvia Maria Salvi.

Os participantes do projeto de extensão “Cuidando da Gente”, coordenado pelos docentes, Zélia Marilda Rodrigues Resck e Fábio de Souza Terra, também participou da tarde comemorativa. Os estudantes – doutores da alegria – Francine Silva, Giovana Lopes, Igor Monteiro, Julia Ferreira, Monara Martins e Renata Frazão, tornaram o dia ainda mais festivo.

Idosos se animam no bingo. (Foto: Arquivo/Coordenação UNATI)

A programação também contou com atividades promovidas pelas Ligas dos cursos de Odontologia e de Medicina da Unifenas, ação coordenada pelo professor Vitor Marinho, daquela instituição.

Além de participarem de bingo com brindes, comandado  pelo conselheiro municipal José Carlos Tercetti, os idosos prestigiaram ainda atrações musicais organizadas pelo Núcleo de Cultura e Artes da UNIFENAS (NUCAU), coordenado pela professora Jussara Mesquita.

Ana Luiza Wagner, também do Conselho Municipal do Idoso, foi a mestre de cerimônias do evento, cuja abertura contou com a presença da professora Giovana Martins, pró-reitoria adjunta, representando a UNIFAL-MG; dos professores da UNIFENAS, Rogério Ramos do Prado, diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, e Vitor Marinho; e representantes da Associação Vida Viva, do Conselho Municipal do Idoso, da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura e Câmara Municipal.

(Fotos: Arquivo/Coordenação UNATI)