Atlas virtual facilita o estudo prático de neuroanatomia para estudantes das áreas de Ciências Biológicas e de Saúde; iniciativa faz parte de um projeto de extensão da UNIFAL-MG

Um grupo de estudantes dos cursos de Medicina e Odontologia da UNIFAL-MG, que participam da Liga Acadêmica de Anatomia (LAANAT), desenvolveu um atlas virtual para facilitar o estudo prático de neuroanatomia.

A iniciativa é resultado de um projeto de extensão coordenado pela professora Flávia da Ré Guerra, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), em parceria com os professores, Daniel Martinez Saez (ICB) e Evelise Aline Soares (Faculdade de Medicina). “A proposta do projeto de extensão ‘Atlas 2D de Neuroanatomia’ visa levar o conhecimento e acesso às peças anatômicas do acervo do Departamento de Anatomia da UNIFAL-MG, contribuindo para o estudo prático dos estudantes e consequentemente para a formação dos futuros profissionais”, explica a coordenadora.

Conforme a professora Flávia Guerra, a motivação da criação do atlas veio da necessidade de se ter um material didático e de qualidade que funcionasse como facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

Reprodução das imagens de telencéfalo disponibilizadas no atlas. (Fonte: Atlas de Neuroanatomia)

O atlas apresenta dados detalhados das estruturas anatômicas complexas do sistema nervoso central e periférico, com imagens coloridas e didaticamente legendadas, o que desperta o interesse e facilita o estudo. Ao lado (ou acima na versão mobile) de cada foto editada, há a original, para que seja possível comparar as peças com marcação e sem marcação, a fim de possibilitar melhor a localização e forma das estruturas.

Para desenvolver o material, a equipe selecionou e fotografou as peças catalogadas do Departamento de Anatomia. “Com o auxílio de um kit de iluminação para fotos em ambiente fechado, nós fomos designadas a fotografar as peças de neuroanatomia presentes no acervo do Departamento de Anatomia, juntamente aos professores coordenadores, Flávia e Daniel”, narra a acadêmica Ana Carolina Reis, também presidente da Liga de Anatomia. Ela e as colegas Sara Luiza Custódio de Souza e Nubia de Castro Batista, do curso de Medicina, foram as responsáveis pela confecção do atlas.

Parte da equipe do projeto: acadêmica  Sara Souza (Medicina); Profa. Evelise Soares (Faculdade de Medicina); Prof. Daniel Saez (Instituto de Ciências Biomédicas); Profa. Flávia Guerra (Instituto de Ciências Biomédicas), e acadêmica Nubia Batista (Medicina). (Foto: Arquivo/Liga Acadêmica de Anatomia)

Segundo a discente, na etapa seguinte, as imagens foram editadas para melhorar a qualidade e luminosidade a fim de facilitar a identificação dos detalhes pelos estudantes. Na sequência, o grupo ainda trabalhou na coloração das principais estruturas e nas legendas. “Esses processos foram constantemente revisados pelos coordenadores, a fim de evitar possíveis erros”, enfatiza Ana Carolina Reis.

Após cumprir esse cronograma, estabelecido e cumprido durante o primeiro semestre de 2022, as fotos das peças originais e as legendadas foram adicionadas ao site da Liga de Anatomia, neste endereço.

Em relato, Ana Carolina Reis compartilha como foi participar do processo de desenvolvimento do atlas: “A ideia do atlas de neuroanatomia foi bastante interessante logo no início. Eu ajudei elaborar justamente no período em que eu estava cursando a disciplina, o que me ajudou muito a compreender melhor o conteúdo e desenvolver melhor na parte prática.”

Para a acadêmica Ana Carolina Reis (Odontologia), presidente da Liga de Anatomia e uma das participantes do projeto, o domínio do conteúdo complexo de neuroanatomia será facilitado pela didática do atlas. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na visão da acadêmica, a forma como o material foi organizado contribuiu para compreender conceitos teóricos de livros de referência na área. “Minhas impressões são que o material didático é bastante inovador e mais simples de compreensão do que em livros-base para o estudo como Snell e Netter, mesmo em peças reais; pois a forma em que a região está demarcada, com colorido, facilita muito o aprendizado, ao passo que nos livros têm-se muitas setas e, muitas vezes, não sabemos até qual ponto é o limite da área apontada, confundindo um pouco o estudo”, relata.

Ana Carolina Reis destaca também o fato de o atlas utilizar como fonte os mesmos livros-base, que foram posteriormente revisados pelos professores, o que credita mais confiabilidade ao material. “Esse atlas irá contribuir muito para a formação acadêmica de nós, estudantes, pois o domínio de um conteúdo tão extenso e complexo será facilitado pela didática oferecida pelo material”, enfatiza.

Tendo em vista as informações didáticas disponibilizadas, além de estudantes da área de Ciências Biológicas e da área de Saúde, que cursam a disciplina de Neuroanatomia, o atlas também poderá ser fonte de pesquisa e estudo para estudantes de outras áreas.

Conheça o Atlas 2D de Neuroanatomia