Agência de Inovação da UNIFAL-MG incuba startup “Legalis Soluções”; plataforma digital de consultoria jurídica a jovens advogados passa a integrar quadro de empresas incubadas pela NidusTec

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec), vinculada à Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, aprovou a entrada da startup Legalis Soluções, plataforma criada de consultoria jurídica a jovens advogados, em seu programa de incubação. A plataforma foi criada para auxiliar os profissionais da área jurídica a se destacarem na carreira. A incubação foi aprovada por unanimidade pela banca de seleção da Nidustec.

De acordo com a equipe da Agência, a Legalis Soluções passou a integrar o quadro de empresas incubadas após apresentar o plano de negócios à banca da Nidustec, no dia 01/09. O resultado final foi publicado no site da UNIFAL-MG e pode ser acessado na seção “Editais NidusTec – Empreendedorismo”.

Conforme informado, o advogado Jeferson Sifuentes criou a plataforma digital Legalis Soluções para auxiliar os colegas de profissão a adentrarem no mercado jurídico. Ainda, a plataforma possui sistema de busca para que usuário possa escrever suas peças processuais sem precisar consultar diversas bases teóricas, otimizando o tempo do profissional.

A ideia surgiu após o advogado perceber a dificuldade enfrentada pela sua classe, em buscar informações em diversos sites para a elaboração de peças processuais. Além disso, o profissional mencionou ter identificado muitos jovens advogados com dificuldades em ingressar no mercado jurídico por não possuírem mentor ou professor para prestar auxílio nessa parte.

Na foto, estão os advogados Kamila Gonçalves Teixeira e Jefferson Sifuentes, da Legalis Soluções. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na oportunidade, Jefferson Sifuentes relatou que a empresa propõe inovação na área jurídica, oferecendo desenvolvimento profissional a advogados em uma plataforma 100% online, na qual o usuário pode realizar pedidos de mentoria jurídica, receber pareceres e orientações fundamentadas e específicas ao caso concreto, bem como efetuar pagamentos, de forma fácil, rápida e inovadora.

“Com muita felicidade e entusiasmo recebo a notícia de aprovação do projeto para o programa de incubação junto à Nidustec da UNIFAL-MG. As expectativas são as melhores possíveis! Contar com um apoio especializado e direcionado nos dá ânimo intenso para seguir com o projeto de inovação e empreender no segmento jurídico”, afirmou o advogado.

A Profa. Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, salientou a importância da incubação para a Agência. “Ficamos muito contentes em receber essa startup que tem muito a crescer, a ideia é realmente diferenciada e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – NidusTec tem como missão oferecer todo apoio necessário para o seu desenvolvimento”, finalizou.

Como participar do Programa de Incubação

Para ter a empresa incubada nas incubadoras da UNIFAL-MG, em Alfenas e Poços de Caldas, o empreendedor deve submeter uma proposta conforme regras e critérios disponíveis nos editais.  No período de inscrição e seleção, não há necessidade de formalização da empresa.  As propostas devem apresentar, obrigatoriamente, o caráter de inovação e estarem alinhadas à “introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho”, conforme o inciso IV, do art. 2º, da Lei nº 10.973/2004, a Lei de Inovação

Sabia mais sobre a Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG  na página: I9/UNIFAL-MG

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG