Estudo sobre estresse entre agentes do sistema prisional ganha destaque em evento brasileiro; artigo desenvolvido no mestrado em Gestão Pública e Sociedade é agraciado com Menção Honrosa

Um trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da UNIFAL-MG foi agraciado com Menção Honrosa durante o 46º Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD). O artigo “Escala de estressores no trabalho prisional: evidências de validade baseadas na estrutura interna e na relação com medidas externas” foi contemplado na categoria de “Melhor Trabalho” da Divisão Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no evento. Confira a Menção Honrosa.

Para a professora Virgínia Carvalho, coautora e orientadora do artigo, uma das razões do destaque recebido no encontro da ANPAD é o fato de o trabalho se dirigir a um público que deveria receber maior atenção por parte dos pesquisadores. (Foto: Arquivo Pessoal)

De autoria da egressa do mestrado Ludmila Rejane Freitas Brandão, em coautoria com a professora e orientadora Virgínia Donizete de Carvalho, o trabalho é derivado da dissertação da acadêmica. No estudo, as pesquisadoras buscaram elaborar e testar estatisticamente um instrumento que avaliasse os estressores presentes no contexto de trabalho dos agentes responsáveis pela custódia de presos.

“No Brasil, não havia qualquer escala de avaliação de estressores que se aplicasse especificamente ao ambiente de trabalho nas prisões, o que dificulta o trabalho de diagnóstico, pois com o uso de escalas que avaliam estressores ocupacionais de caráter geral, muitos elementos próprios desse contexto específico de trabalho não são capturados nos processos de análise”, conta Profa. Virgínia Carvalho.

A docente e coautora do estudo acredita que além de apresentar um instrumento que poderá auxiliar o desenvolvimento de futuras pesquisas nacionais sobre o estresse no trabalho prisional, uma das razões do destaque recebido no encontro da ANPAD é o fato de o trabalho se dirigir a um público que deveria receber maior atenção por parte dos pesquisadores.

Segundo Profa. Virgínia Carvalho, por se tratar de uma das ocupações mais estressantes no mundo, conforme indica a própria literatura da área, o estudo do tema junto a esse público assume relevância e contribui para a gestão pública e para sociedade como um todo.

“Há anos a realidade prisional me inquieta. A incongruência de um sistema que retroalimenta a violência que deveria coibir é, além de lamentável, um prato cheio ao pesquisador”, conta Ludmila Brandão, egressa do mestrado em Gestão Pública e Sociedade, e autora do trabalho. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Essa contribuição se materializa no sentido de conferir maior atenção aos trabalhadores do sistema prisional, que se encontram sob condição de elevado risco psicossocial no trabalho, de instrumentalizar a gestão com uma escala que facilite o diagnóstico de tais fatores de risco — os estressores ocupacionais —, facilitando um possível trabalho de intervenção e de auxiliar os pesquisadores que se interessem pelo tema”, reforça a docente que atua na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações.

Para a egressa e autora do estudo, foi com alegria que recebeu a notícia de indicação da Menção Honrosa. “Há anos a realidade prisional me inquieta. A incongruência de um sistema que retroalimenta a violência que deveria coibir é, além de lamentável, um prato cheio ao pesquisador. Eu busquei o mestrado em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG pelo desejo de compreender melhor essa realidade”, conta Ludmila Brandão.

Tamanho é o interesse da acadêmica pelo tema, que mesmo antes de ingressar no PPGPS já havia se especializado na área e até feito imersão, além de trabalho voluntário no sistema prisional. “Mas foi a competência e generosidade da prof. Virgínia que nos permitiu chegar tão longe”, enfatiza.

Ao comentar a relevância de estudos como esse ganhar notoriedade em evento tradicional e de grande porte, realizado há mais de 40 anos no país, a professora Virgínia Carvalho destaca: “Entendo que é um reconhecimento pelo trabalho sério e dedicação com os quais temos conduzido nossas pesquisas e uma conquista que salienta o papel que nosso programa de pós-graduação, o PPGPS, que acaba de completar 10 anos, tem desempenhado e pode desempenhar não somente de maneira local, mas também no fomento a contribuições de repercussão nacional.”

O trabalho foi apresentado oralmente pela professora Virgínia Carvalho no evento promovido on-line no mês de setembro. Nesta edição, o encontro teve como tema central “Enfrentando os grandes desafios da sociedade: O papel da gestão, dos gestores e das organizações”.

Conheça outros trabalhos das autoras:

:: De Opressores a Oprimidos: Estressores Psicossociais e Satisfação Laboral de Agentes Prisionais
:: Estressores Psicossociais no Trabalho de Custódia dos Presos