Feira marca primeiro ano de atividades da Liga Acadêmica em Síndrome Metabólica; evento foi a primeira experiência do grupo realizada de forma presencial para comunidade

O hall do prédio V na Sede da Universidade esteve movimentado durante a 1ª Feira em Síndrome Metabólica, realizada no dia 4/10. Promovido pela equipe da Liga Acadêmica em Síndrome Metabólica (LASM), o evento contou com apresentação oral, exposição de cartazes, entrega de folhetos e avaliação antropométrica completa — coleta de peso e estatura, determinação do IMC, circunferência da cintura e pressão arterial — dos acadêmicos, servidores e colaboradores.

Apresentação oral, exposição de cartazes, entrega de folhetos e avaliação antropométrica completa foram algumas ações realizadas pelos acadêmicos da Liga em Síndrome Metabólica no evento. (Foto: Arquivo/LASM)

“A 1ª Feira em Síndrome Metabólica, apresentou-se como marco de um ano da Liga Acadêmica em Síndrome Metabólica e, também, a primeira experiência presencial da Liga, voltada à comunidade”, narra a discente Ana Roberta Brandão, do curso de Nutrição, que ocupa a presidência da LASM ao lado da colega Luiza Niz, do curso de Enfermagem.

Segundo Ana Roberta Brandão, o evento contou com cerca de 100 pessoas durante as duas horas de realização, período em que a equipe também entregou aos visitantes uma amostra de sal de ervas para incentivar a redução do consumo de sal na alimentação. “Grande parte do público relatou ser o primeiro contato com o tema, mesmo a maioria deles sendo alunos do curso da área da saúde”, conta, acrescentando que, conforme os relatos, o assunto abordado agregou bastante na formação acadêmica dos discentes que passaram pela feira.

Para explicar do que se trata a Síndrome Metabólica, a acadêmica retoma a primeira Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. “A Síndrome Metabólica é o conjunto de fatores de risco cardiovascular, usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina, diagnosticada pela presença de três ou mais das seguintes doenças: obesidade, dislipidemia, hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2”, esclarece.

Parte dos estudantes que integram a Liga em Síndrome Metabólica; ao todo são 23 discentes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia. (Foto: Arquivo/LASM)

“Tais doenças acometem grande parte da população hoje em dia e pouquíssimas pessoas têm consciência do diagnóstico de Síndrome Metabólica”, afirma Ana Roberta Brandão. Conforme ela, um estilo de vida saudável previne este quadro. “A prevenção baseia-se, principalmente, em uma dieta equilibrada composta por alimentos ‘in natura’ e minimamente processados, aliada à prática contínua de exercício físico, o qual proporciona melhora da sensibilidade à insulina, estabilidade da pressão arterial e melhora do perfil lipídico”, reforça.

Ana Roberta Brandão chama a atenção para a necessidade de haver acompanhamento médico a fim de obter um diagnóstico correto. “Procure a unidade básica de saúde mais próxima”, recomenda. “Previna-se, tenha um estilo de vida saudável”, aconselha.

A LASM também está disponível em seu perfil no Instagram para o esclarecimento de dúvidas sobre o tema, acesse: @lasm_unifal.

Sobre a Liga Acadêmica em Síndrome Metabólica
Membros da Liga em Síndrome Metabólica com o coordenador, Prof. Eduardo Peloso. (Foto: Arquivo/LASM)

A Liga Acadêmica em Síndrome Metabólica (LASM) é uma organização interdisciplinar e multiprofissional que conta com a participação de 23 estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Sob a coordenação do professor Eduardo Figueiredo Peloso (Instituto de Ciências Biomédicas) e do professor Bruno Martins Dala Paula (Faculdade de Nutrição), a Liga agrupa atividades de todas as subáreas desses cursos que compõem a grande área da saúde. Atualmente, a Liga é presidida pelas estudantes, Ana Roberta Brandão (8º período de Nutrição) e Luiza Niz (6º período de Enfermagem).