Liga das Atléticas da UNIFAL-MG alcança resultado inédito nos Jogos Universitários de Minas Gerais; grupo conquista troféu e garante lugar no pódio da primeira divisão do campeonato

A Liga das Atléticas da UNIFAL-MG fez história nos Jogos Universitários de Minas Gerais (JU-MINEIRO), realizados em Muzambinho, entre os dias 12 e 15 de novembro. Pela primeira vez, a equipe composta por universitários representantes de atléticas de cursos de graduação conquistou o troféu de 2° lugar na primeira divisão do campeonato, subindo na colocação em comparação a 2019, quando ocupou o 1° lugar na segunda divisão. 

Neste ano, a Universidade competiu em todas as modalidades, que se dividiram entre esportes coletivos – basquete, futsal, handebol, vôlei, futebol de campo, vôlei de areia e futevôlei – e individuais – tênis de mesa, natação, poker, truco, fifa e xadrez. “Nós conquistamos ouro no vôlei de areia masculino; prata no handebol feminino, tênis de mesa feminino e vôlei masculino; bronze no fifa, natação masculino e feminino e vôlei feminino”, contou o presidente da Liga das Atléticas, Eric Mateus Rodrigues Temponi, à Dicom. 

“Tivemos atletas inscritos de todas as Atléticas, foi realmente uma representação completa da Universidade”, disse Eric Temponi. (Foto: Arquivo Pessoal)

O estudante do curso de Ciência da Computação também reforçou o processo de seleção e treinamento do grupo. Conforme explicação, houve duas pré-seletivas para as modalidades do campeonato, uma em cada semestre. A partir disso, os aprovados treinaram para os jogos ao mesmo tempo que foram definidos os times titulares e reservas. “Nós fomos como a representação da universidade como um todo, uma vez que tivemos alunos inscritos de todas as atléticas”, disse o universitário.

“Cabe salientar que pode existir a separação por atlética, só que cada uma delas precisa ter times para as modalidades obrigatórias, tanto coletivas quanto individuais. Normalmente, uma atlética sozinha não consegue times para tudo isso, então competem Ligas de Atléticas ou Atléticas Unificadas”, ressaltou a respeito da organização da UNIFAL-MG. 

O processo de inscrição das Associações Atléticas Acadêmicas de qualquer instituição de Ensino Superior, como destacou Eric Temponi, contemplou o recebimento de convite às atléticas que já participaram alguma vez do evento, ou o preenchimento de formulário àquelas que nunca participaram dos Jogos. O transporte para o evento foi custeado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), com realização de pagamento de auxílio para atividades esportivas aos estudantes assistidos. 

A expectativa do grupo é buscar o ouro na próxima edição do evento. (Foto: Arquivo/Liga das Atléticas)

Para a equipe da UNIFAL-MG, alcançar o segundo lugar foi uma experiência marcante. “Somos uma delegação que saiu do 1º lugar na segunda divisão na última edição do JU-MINEIRO e que foi buscar seu lugar na primeira divisão, com oponentes mais fortes e jogos mais acirrados. Nós treinamos durante pouco tempo. O vôlei de areia mesmo foi uma modalidade que decidimos o time na hora sem sequer termos treinado para a modalidade em específico. Mesmo assim, conseguimos o ouro no masculino. Isso mostra que temos um potencial enorme e que, com um pouco mais de esforço, temos plena competência para buscar o primeiro lugar na próxima edição”, concluiu o discente. 

Os Jogos Universitários de Minas Gerais (JU-MINEIRO) foram organizados pela empresa privada Dibonê Produções LTDA.

Siga o Instagram da Liga das Atléticas

Fotos: Arquivo/Liga das Atléticas