UNIFAL-MG marca presença no Dia da Consciência Negra, realizado em Alfenas, e informa população sobre cursos, cotas de ingresso e auxílios oferecidos pela Instituição

A UNIFAL-MG marcou presença no último dia da Semana da Consciência Negra, realizada de 16 a 20/11 pela Prefeitura Municipal de Alfenas, para levar informações à população sobre os cursos e serviços, as formas de ingresso e os auxílios da Assistência Estudantil prestados pela Instituição. A Semana reuniu ações como palestras, rodas de conversa, ‘cinedebate’ e atividades culturais e artísticas, a fim de refletir sobre o racismo e práticas antirracistas para a sociedade.

O último dia da ação aconteceu no bairro Santos Reis, em Alfenas, e foi finalizado com uma confraternização entre os participantes. No evento, foram convidados a falar sobre os serviços prestados pela Universidade: Luana de Almeida Pereira, mestranda em Química; Profa. Lívia Nascimento Monteiro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL); e os servidores técnico-administrativos Júlio César Barbosa, Nayhara Juliana Aniele Pereira Thiers Vieira e Geraldo José Rodrigues Liska. O evento foi conduzido por Sanantiel Matias, egresso do curso de Ciências Sociais, da UNIFAL-MG.

Na ocasião, o secretário de cultura José Ronaldo Sabóia destacou a importância do evento para a comunidade: “É de extrema relevância que nós negros, ergamos essa bandeira, essa luta. Assim, assumimos nosso papel para que possamos fazer a diferença em todos os cargos e espaços”, frisou.

“A importância de participarmos do evento do dia 20 de novembro foi promover o debate antirracista na nossa cidade, para além dos muros da Universidade. A presença do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) foi com o intuito de buscar estreitar os laços com a cidade de Alfenas, num bairro tão importante para a história negra do município, que é o de Santos Reis. Além disso, a distribuição de materiais explicativos sobre as cotas na graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG foi fundamental para a promoção dessa importante política pública que construímos na Universidade”, afirmou a Profa. Lívia Monteiro, coordenadora adjunta do Neabi.

Na foto, estão a mestranda Luana Pereira e o egresso Sanantiel Matias. (Foto: arquivo pessoal)

Durante a sua fala, a mestranda em Química Luana Pereira reforçou que qualquer espaço pode ser ocupado por negras e negros, mesmo com os desafios e os preconceitos sofridos por essa população. “Não se pode desanimar nem desistir. Mais que comemoração, [a Semana] é um evento importante para a reflexão”, salientou.

Na oportunidade, Sanantiel Matias, um dos organizadores do evento, contou que ingressou e se formou em Ciências Sociais na UNIFAL-MG por meio das cotas e viu na Universidade a possibilidade de novas portas se abrirem. Ele salientou, ainda, que, a partir da sua experiência, tenta mostrar para outras pessoas que sempre é possível correr atrás e alcançar seus objetivos.

O diretor de Processos Seletivos da UNIFAL-MG, Geraldo Liska, relatou a importância da participação da Instituição em eventos como este. “Conscientizar as pessoas de que a Universidade é um espaço delas é um compromisso cada vez maior de uma instituição preocupada com a diversidade e com a democratização do acesso à educação”, destacou.

Ainda, o técnico administrativo Júlio César Barbosa, que também atuou como diretor de Processos Seletivos na UNIFAL-MG, contou sobre a implementação da política de cotas na Instituição desde a Lei nº 12.711/2012. A política é tema da sua dissertação de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (ProfiAP), concluído neste ano.

Também contribuiu com a divulgação dos cursos a coordenadora do Projeto de Extensão “Museus das Rexistências” e técnica em Assuntos Educacionais, Nayhara Juliana Aniele Pereira Thiers Vieira. “A proposta é trazer um novo projeto de museu e promover uma reflexão sobre esses espaços, compostos pelas palavras resistência e existência, em uma referência às cosmologias outras, como as africanas, afrodiaspóricas e ameríndias”, concluiu a servidora.

Para saber como ingressar na UNIFAL-MG por meio das cotas, acesse: https://www.unifal-mg.edu.br/dips/duvidas-frequentes/

Conheça o NEABI – https://www.unifal-mg.edu.br/prace/direitos-humanos-e-inclusao/

Conheça o projeto “Museus das Rexistências” – https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/comum/paginas/acoesVigentes.php?tipo_acao=Projeto

Saiba mais:

Cerca de 7 mil estudantes egressos de escolas públicas ingressaram na UNIFAL-MG na última década; política de reserva de vagas celebra 10 anos de mais inclusão e diversidade no ensino superior público

UNIFAL-MG implanta cotas em cursos de mestrado e doutorado; a medida atende pessoas negras, indígenas, quilombolas, refugiadas, ciganas, com deficiência, em vulnerabilidade socioeconômica e trans

Confira as fotos do evento.

*Elaborado por Geraldo Liksa e editado por Jaíne Reis Martins e Ivanei Salgado, da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG