Pós-Doutorado em Biotecnologia: seleção de bolsista

Interessados(as) em participar do processo seletivo de bolsista de pós-doutorado em Biotecnologia na UNIFAL-MG podem realizar suas inscrições até 22 de janeiro de 2023. A bolsa é ofertada pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico, na linha de pesquisa em “Biomoléculas”.

Para participar, é necessário que o(a) candidato(a) cumpra diversos requisitos estabelecidos no edital, dentre eles:

• Possuir título de doutor(a), obtido em programas da grande área de Biotecnologia; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Multidisciplinar ou Ciências Ambientais, sendo exigido doutorado em Biotecnologia; Fisiologia Vegetal; Bioquímica; Ciências Ambientais; Botânica ou Biologia Vegetal avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC;
  • Ser capaz de desenvolver projeto de pesquisa científica nos seguintes temas: a) Metabolismo de nitrogênio e carbono em plantas; b) Biotecnologia aplicada à síntese de micropolímeros visando a produção de fertilizantes de liberação controlada; c) Princípios básicos de enzimologia; e d) Uso de técnicas analíticas aplicáveis à biotecnologia vegetal, especialmente em cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia gasosa, espectrometria de massas, espectrofluorimetria, análises de trocas gasosas foliares em plantas e técnicas de biologia molecular como análise de expressão gênica, proteômica entre outras;
  • Disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico.

Processo seletivo

O processo de seleção consistirá em duas etapas: a análise e avaliação do currículo Lattes, ou curriculum vitae para estrangeiros(as) (classificatória) e defesa do pré-projeto de pesquisa (eliminatório e classificatório) vinculado a um dos temas listados no item 1.1.2 do edital. Para a defesa do projeto serão classificados(as) 5 candidatos(as).

Inscrições

Para se inscrever o(a) candidato(a) deverá acessar o endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/posgrad/inscricaoposgraduacao/entrada.php; preencher a ficha de inscrição; escolher apenas um(a) supervisor(a)/orientador(a); imprimir o comprovante de inscrição; e anexar o pré-projeto de pesquisa (modelo a escolha do candidato), currículo lattes (modelo plataforma lattes – CNPq), anexo I preenchido com a pontuação/soma, carta do(a) candidato(a) indicando o CPF ou número de Passaporte, se estrangeiro(a), descrição das qualificações que o(a) credenciam a pleitear a bolsa de pós-doutorado, indicando em qual(is) o(s) tema(s) de pesquisa desejará atuar e desenvolver o projeto de pesquisa, caso venha a ser aprovado(a).

Mais informações estão disponíveis no Edital 22/2022, publicado na página do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.