Em reportagem, professor da UNIFAL-MG comenta resultado das exportações de café em Minas Gerais

O jornal da EPTV Sul de Minas – 2ª edição publicou uma reportagem, no dia 05/12, sobre as exportações no agronegócio brasileiro. Conforme noticiado, as exportações do agronegócio mineiro bateu novo recorde, enviando mais de 170 produtos para outros países, e o café foi um dos maiores responsáveis pela produção. Para comentar os dados, o professor João Marcos Caixeta Franco, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, participou da reportagem.

De acordo com dados levantados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), as produções mineiras foram enviadas para 172 países, sendo os principais: China, Estados Unidos, Alemanha, Itália e Bélgica. O economista, prof. João Marcos Franco, salientou que o café é a principal commodity do estado. “As exportações, neste ano, cresceram especialmente no valor exportado, porque foi um período de preços em recuperação, em ascensão”, pontuou o docente.

“Então, a formação da renda do setor produtivo do café foi em torno de mais de 50%, entre 50 e 60%, o aumento no volume exportado. Ou seja, os preços vantajosos no cenário internacional, de alguma forma, compensaram algum problema de produção. Isso, para a formação da renda de alguns produtores.”, explicou.

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/11180860/?s=0s

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG