“História Ibérica: ensino, pesquisa e potencialidades” – Cláudio Umpierre Carlan (Org.)

Motivado pelas reflexões realizadas durante as aulas do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da UNIFAL-MG, o livro “História Ibérica: ensino, pesquisa e potencialidades” é o mais novo lançamento da Editora Pedro&João. Organizada por pesquisadores das Ciências Humanas — sendo um deles Claudio Umpierre Carlan, professor do curso de História do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Instituição—, a obra busca trazer renovação dos temas, conceitos e problemas da historiografia da Península Ibérica.

Capa: jornalista Marina Ginetà (1919-2014), jornalista francesa/catalã,
durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). (Foto: arquivo pessoal/Carlan)

Em 364 páginas, divididas em 12 capítulos, o leitor percorre diversos temas, como “As guerras lusitanas (155-139 a.C)”, “O garum na Antiguidade Tardia, Idade Média e Moderna”, “Conflitos Resultantes de um casamento em tempos feudais; as bodas de Urraca I, de Leão e castelã, com Afonso I, de Aragão”, “O Brasil a partir de Portugal: trânsitos científicos e culturais no Atlântico do século XX”, entre outros.

De acordo com o Prof. Carlan, a produção tem como ponto principal a análise da historiografia da Península Ibérica, desde o Mundo Antigo até os dias atuais, passando pela Guerra Civil Espanhola e suas consequências. Segundo o pesquisador, o tema ainda é pouco estudado no Brasil e no continente americano como um todo. 

Além do Prof. Carlan, o livro conta com a organização de Ricardo Luiz de Souza, egresso da UNIFAL-MG e doutorando da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Pedro Paulo Funari, professor de História Antiga da Unicamp e também colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da Universidade. Os organizadores convidaram historiadores, arqueólogos brasileiros e estrangeiros, especialistas no assunto e discentes do PPGHI para explicar seus objetos de trabalhos.

Os pesquisadores envolvidos na escrita do livro são: Fábio Vergara Cerqueira, Rita Juliana Poloni e Darlan Marchi (UFPEL); Roberto Dias da Silva (UFRRJ); Semíramis Corsi Silva (UFSM); Ricardo Luz de Souza, Douglas Bonfá e Pedro Paulo Funari (Unicamp); Roberta Alexandrina da Silva (UFPA); Filipe Silva (UNESC), Paulo Duprat (UFF); Janira Pohlmann (Unesp/Franca); Carlile Lanzieri Júnior e Maurício Ribeiro Damasceno (UFMT); Renata Garraffoni (UFPR); Pedro Pablo Fermín (UFMG); Manuel Antonio Franco (USCompostela); Maria Fernández e Xurxo M. Ayán (U.Lisboa); Claudio Umpierre Carlan, Cristina Santos Lúcio, Adailson José Rui e Janaina Alves (UNIFAL-MG). 

“Os capítulos da coletânea também apresentam novas fontes para as pesquisas sobre a História Ibérica nas temporalidades caracterizadas como Antiguidade, Medievo, Época Moderna e Contemporaneidade. E, embora a área de concentração dos textos seja a História, as pesquisas não se reduzem a ela, trazendo o diálogo com a Arqueologia, Antropologia, Literatura, Moda, Cinema, entre outros”, afirmou a Profa. Semíramis Silva sobre o livro.

Para adquirir a obra, acesse o site da editora: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/historia-iberica-ensino-pesquisa-e-potencialidades/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG