Forproex reafirma o papel da extensão universitária na formação cidadã e profissional dos estudantes das Instituições Públicas de Ensino Superior; entidade apresenta propostas de fortalecimento da área para 2023

As universidades públicas brasileiras, organizadas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), reafirmam o papel imprescindível da extensão universitária na formação cidadã e profissional dos estudantes. Reunidos no 50º Encontro Nacional do Forproex, realizado entre os dias 29/11 e 01/12, em Salvador/BA, os pró-reitores debateram ações e políticas para o fortalecimento da extensão universitária nas instituições e emitiram a Carta de Salvador com propostas e reflexões.

A Carta de Salvador buscou apresentar os resultados sobre a consolidação da extensão universitária na graduação, na pesquisa e na pós-graduação; o impacto da escassez do financiamento na extensão; a revisão dos indicadores; bem como as mudanças acadêmicas e administravas trazidas pelas diretrizes da extensão universitária (Resolução CES/CNE n. 07/2018).  A primeira pauta estabelecida no documento destacou: “Criação de coordenação/setor no Ministério da Educação que acompanhe a extensão universitária no país”.

Além da criação do setor, os pró-reitores e pró-reitoras estabeleceram outras 14 proposições a ser debatidas e consolidadas no âmbito das instituições e levadas ao debate colegiado nas associações, ministérios e órgãos de gestão pública. Entre elas, a reinserção da extensão no Censo da Educação Superior, a orçamentação regular da extensão universitária a partir de incrementos na matriz de distribuição orçamentária das instituições, a ampliação dos Programas de Formação Continuada de Professores, em cumprimento à meta 16 do Plano Nacional de Educação, entre outras.

A Carta reforça também que no contexto dos bloqueios orçamentários e ausência de repasse financeiro às Universidades, as IPES foram ameaçadas em relação à autonomia, à imagem institucional, à credibilidade do conhecimento científico, ao orçamento e às bases legais e constitucionais. “Às vésperas da abertura do 50º Encontro Nacional do FORPROEX, o Governo Federal anunciou outro bloqueio significativo que inviabiliza o pleno funcionamento das instituições federais de educação superior”, destacam os pró-reitores e pró-reitoras de extensão, no documento.

José Francisco Lopes Xarão é pró-reitor de Extensão da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

Neste ano, o tema do 50º Encontro Nacional do FORPROEX foi “Extensão: consolidando paradigmas no ensino superior“. Além de ser fundamental para a continuidade de discussões que visem aos avanços na extensão universitária, os debates promovidos no evento tiveram como objetivo o protagonismo na participação dos gestores e gestoras da extensão universitária das IPES. Ainda, o impacto dos bloqueios e cortes orçamentários realizados nos últimos anos nas universidades também foi assunto destaque durante o Encontro.

“A carta de Salvador representa, simultaneamente, o projeto da extensão que o FORPROEX defende e sua proposta às instâncias devidas de soluções que julgamos factíveis e necessárias para que as instituições públicas de ensino superior possam cumprir com os objetivos fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil”, destacou o pró-reitor de Extensão da UNIFAL-MG, Prof. José Francisco Lopes Xarão.

Acesse o documento completo: Carta de Salvador – FORPROEX.

Para mais informações, acesse a Página de Detalhes do FORPROEX e/ou a Rede Nacional de Extensão (RENEX)

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG