Em reportagem da EPTV, professor da UNIFAL-MG comenta conjuntura econômica atual e orienta população em relação aos débitos de fim de ano

O número de pessoas com dívidas em atraso, no Brasil, voltou a bater recorde, de acordo com o último levantamento da Serasa-Centralização de Serviços Bancários. Para comentar a conjuntura econômica atual, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou de reportagem da EPTV Sul de Minas – 1ª edição publicada no dia 13/12.

Segundo o Prof. Fernando Pereira, a conjuntura econômica nacional não é uma das mais favoráveis no pagamento de dívidas. “[…] desde o problema que a gente teve com a pandemia, o mercado de trabalho ainda não recuperou, totalmente, as condições pré-pandemia e a economia brasileira enfrenta problemas graves na manutenção do crescimento. O resultado disso é que, não só a gente ainda tenha uma taxa de desemprego elevada mas, principalmente, empregos sendo oferecidos e ocupados em condições muito desfavoráveis”, salientou o docente.

Na oportunidade, o docente explicou a melhor forma de negociar as dívidas, que seria por meio da renegociação. “[…] a renegociação é algo que interessa ao credor”, afirmou. “Então, tentar dialogar e chegar a uma nova forma, novos prazos, novas condições de quitar esta dívida é mais que interessante”, orientou o economista.

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/11200097/?s=0s

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG