Professores de Medicina da UNIFAL-MG recebem títulos de Honra da Câmara Municipal de Alfenas; profissionais foram reconhecidos pelos trabalhos na área de saúde e educação

Os professores Eli Ávila Souza Júnior e Carlos Marcelo de Barros, da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG, receberam títulos de Honra pelos trabalhos desempenhados no ensino e na saúde em Alfenas. A honraria foi entregue em solenidade realizada na Câmara Municipal de Alfenas, no dia 9 de dezembro. A  iniciativa do reconhecimento dos profissionais foi do presidente da Câmara, vereador Jaime Daniel dos Santos.

Da esquerda para a direita, estão o professor Eli Ávila, o vereador Jaime dos Santos, o professor Carlos de Barros e o médico Edward Quirino. (Foto: Facebook/Prefeitura de Alfenas)

Na ocasião, o Prof. Eli Ávila Júnior recebeu o título de Cidadão Honorário por atuar como médico ortopedista do Hospital Santa Casa de Alfenas e como docente da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG. O Prof. Carlos de Barros foi homenageado com o título de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao município de Alfenas como médico anestesiologista e especialista da dor e cuidados paliativos. 

Na oportunidade, o ortopedista Eli Ávila fez uma retrospectiva de sua profissionalização e citou os seus espaços de atuação. “Em 2020, tive a felicidade de voltar à Alfenas a convite de meu pai, também ortopedista, e hoje sou muito realizado exercendo a medicina no nosso município, como ortopedista na Santa Casa de Alfenas, no Hospital Imesa, no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região dos Lagos (Cislagos), no Ambulatório Municipal Doutor Plínio e na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas, onde sou professor de Ortopedia e também sou discente cursando mestrado”, destacou.

Em seu pronunciamento, o professor Carlos de Barros reconheceu a importância da tradição educacional do município para a sua profissão. “Uma semente não brota e não prospera, se ela não estiver em um terreno fértil. Tudo o que a gente construiu em Alfenas vem da tradição centenária da cidade em educação. Então, se a gente não estivesse no local adequado, com as pessoas adequadas, e se não tivessem pessoas que acreditassem junto com você no seu propósito […], nada disso teria acontecido”, salientou o docente.

Confira a sessão solene completa abaixo:

 

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=wT7ly1ITOzo

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG