Alunos de Pedagogia da UNIFAL-MG participam de palestra sobre educação infantil; apresentação é ministrada por professora da rede municipal de ensino de Campinas

Os alunos do curso de Pedagogia da UNIFAL-MG participaram da palestra intitulada “As potencialidades da teoria de Freinet no trabalho da professora na educação infantil em uma sala multisseriada”, ministrada por Susana Lara Gomes de Souza e Silva, professora de Educação Infantil da rede municipal de ensino da prefeitura de Campinas/SP. O evento foi realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, no campus Sede, e objetivou demonstrar que a educação é transformadora e permite outras possibilidades.

Da esquerda para a direita, estão as professoras Susana de Souza e Silva e Sandra de Azevedo. (Foto: arquivo pessoal/profa. Sandra de Azevedo)

A ação foi organizada pela docente Sandra de Castro de Azevedo, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, juntamente ao mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) Rodrigo de Paulo Souza e Silva. Participaram da palestra discentes das disciplinas “Ensino de Geografia”, do 6º período, e “Geografia: Fundamentos e Metodologia II”, do 8º período, do curso de Pedagogia da Universidade.

Durante a palestra, a professora Suzana de Souza e Silva compartilhou com as turmas de Pedagogia o projeto “Turma dos Insetos”, realizado em uma sala multisseriada, na qual são alocadas crianças de faixa etária de 3 a 6 anos na mesma turma, realidade, segundo ela, promovida pela prefeitura de Campinas.

Na oportunidade, a palestrante destacou três aspectos fundamentais para suas práticas: as experiências desenvolvidas com as crianças, o diálogo estreito com as famílias e a percepção de que a sala de aula vai além do espaço físico da sala de referência.

“O projeto foi pensado para a apresentação de práticas de ensino que rompam com a ideia tradicional de educação. A partir do momento em que se acredita em uma corrente pedagógica e se adapta a mesma no cotidiano escolar, novas relações de ensino-aprendizagem são criadas e efetivadas. E a Professora Susana consegue realizar essa transformação, e vem para a UNIFAL-MG compartilhar sua experiência cotidiana”, afirmou a Profa. Sandra de Azevedo.

Conforme informado pela docente, os circuitos criados em sala de aula, e chamados de ateliê pela professora Susana, promovem interação constante dos alunos e proporcionam aprendizado às crianças por meio de brincadeiras. “Algumas crianças levam 10 minutos para entregar uma pintura, assim como outras demoram um pouco mais para entregá-las. O importante nesse processo é respeitar o tempo do aluno, pois cada um tem seu próprio andamento”, afirmou a professora Susana de Souza e Silva.

Alguns ateliês mostrados na palestra, que perpassam o desenvolvimento de atividades artísticas, de ciências, alfabetização e também de plantio de alimentos orgânicos, mostram a relação de confiança estabelecida pelo aluno e pela professora, e em como essa relação de confiança se torna fundamental para efetivação de todo o processo educacional”, contou a Profa. Sandra de Azevedo.

Para a docente, por meio da palestra, os estudantes de Pedagogia da UNIFAL-MG puderam ter contato com uma realidade distinta das encontradas não só em Alfenas, como também nas demais cidades do Sul de Minas, visto que o Ensino Infantil é promovido de forma seriada nessas localidades.

Confira as fotos:

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG