UNIFAL-MG participa de Seminário de Comunicação realizado pela Andifes e Cogecom; evento reúne reitores e gestores para avaliar situação atual e discutir estratégias futuras na área da comunicação em instituições federais de ensino

Reitores e gestores de comunicação das universidades federais brasileiras discutiram a situação atual e o futuro da comunicação nessas instituições, em Seminário de Comunicação realizado pela Comissão de Comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), no dia 7/12, em Brasília. A UNIFAL-MG marcou presença no evento com a participação do reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e do diretor de comunciação Ivanei Salgado, que assumiu a vice-coordenação do Cogecom para 2023.

O tema do Seminário foi o papel da comunicação pública na promoção, defesa e qualificação das ações das universidades federais e sua disseminação por diferentes e novas mídias para a esfera pública de debate. A programação contou com mesas-redondas que abordaram temáticas como “Comunicação como atividade finalística estratégica das universidades” e “Estratégias de fortalecimento institucional das IFES em tempos de infodemia”. A primeira mesa do Seminário, com o tema “As universidades nas disputas simbólicas da esfera pública contemporânea”, foi mediada pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Cerveira.

Na oportunidade, o reitor destacou a importância da comunicação em todo o processo universitário. “A comunicação não é um pedaço do que fazemos; ela está presente em tudo o que estamos fazendo. O que é a pesquisa científica se não a comunicação entre pesquisadores do mundo inteiro; o que é a extensão universitária se não o nosso diálogo com as instituições que não estão dentro das universidades; o que é o ensino se não comunicação?”, questionou o Prof. Sandro Cerveira.

Após as apresentações, houve a divulgação do Plano de Ação Cogecom 2023, apresentado pelo servidor Ivanei Salgado, da UNIFAL-MG, atual vice-coordenador do Cogecom, juntamente de Maíra Bittencourt, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e do secretário Luiz Eduardo Pacheco dos Santos, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

O Plano de Ação contém as principais metas para o setor de comunicação das universidades no próximo ano, como o desbloqueio das vagas de concurso na área, a retomada da RedeIFES de Radiodifusão e a implantação de uma agência de notícias, entre outras demandas.

Confira as fotos.

Para mais informações sobre o Seminário de Comunicação, acesse: https://www.andifes.org.br/?p=95160

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG