UNIFAL-MG fortalece discussões na área da administração pública ao compartilhar produções científicas sobre gestão municipal; trabalhos estão disponíveis em revista interdisciplinar

Gestores públicos necessitam de visão estratégica para compreender a realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas. Nesse âmbito, produções científicas desenvolvidas por pesquisadores da UNIFAL-MG têm contribuído para a gestão e, especialmente, para a elaboração de políticas públicas desenvolvidas em âmbito local. Isso é o que mostra a Revista Caderno de Estudos Interdisciplinares, que publicou uma edição especial com os melhores trabalhos de conclusão da Especialização em Gestão Pública Municipal no ano de 2022. As publicações estão disponíveis neste link.

No total, foram escolhidos sete trabalhos. Todos foram apresentados no dia 13/08, no campus Varginha, quando ocorreu a defesa de 48 pesquisas sobre conteúdos relacionados à vertente pública e às suas atribuições. Entre os temas escolhidos, os pesquisadores abrangeram assuntos como saúde, licitações públicas, teletrabalho e gestão de serviços. 

Segundo o coordenador do curso de Gestão Pública Municipal e diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Prof. Luiz Antonio Staub Mafra, é importante ressaltar a relevância dos trabalhos compartilhados: “É uma contribuição da UNIFAL-MG no desenvolvimento de análises e avaliações de políticas públicas com metodologias que permitem reconhecer a importância e as dificuldades de se implementar políticas que impactam diretamente na vida das pessoas, principalmente pela proximidade territorial”. 

A Revista Caderno de Estudos Interdisciplinares tem seu escopo voltado para a interdisciplinaridade, a divulgação científica e os temas especiais. A periodicidade da revista é quadrimestral, e é oferecido acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Os interessados em publicar seus trabalhos podem submetê-los no portal da Revista. O processo de submissão ocorre em fluxo contínuo, conforme as diretrizes estabelecidas no link: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/about/submissions

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, que tem a duração de 18 meses, foi ministrado semipresencialmente com atividades em maioria on-line, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, e presenciais para as avaliações e as atividades a serem realizadas nos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizados nas cidades de Alterosa (MG), Boa Esperança (MG), Bragança Paulista (SP), São João da Boa Vista (SP), São Sebastião do Paraíso (MG) e Varginha (MG).

As pesquisas estão disponíveis abaixo: 

*Eduardo Filipe Morais de Aquino é estagiário da Comunicação no campus Varginha