Outro de Pagu

Em certo sentido, toda autobiografia é precoce, exceto a de Brás Cubas, que escreveu depois de morto. Enquanto a vida existe, ao menos em teoria é sempre possível a descoberta de um novo sentido para si e para o mundo. Assim, o título desse livro de Patrícia Galvão (1910-1962) é um pleonasmo, assim como o título idêntico dado pelo poeta russo Evgeni Evuchenko a sua obra publicada em 1963, quando ele tinha 30 anos. A escritora paulista, que assinou seus escritos com 12 pseudônimos, tinha a mesma idade quando produziu Paixão Pagu: a autobiografia precoce de Patrícia Galvão, somente publicado em 2005, e sem o enxugamento do título feito na edição mais recente.

Embora Pagu tivesse notáveis qualidades como ficcionista, no caso a validade da republicação será maior para quem queira refletir política ou psicanaliticamente. É que sobressaem, em sua narrativa apressada e cheia de lacunas, dois aspectos: o nunca superado trauma da menina violentada aos doze anos por um homem casado e a decepção da militante comunista que, ao chegar à União Soviética dominada pela propaganda e pelo terror stalinista, constata que a revolução proletária (à qual se havia dedicado fanaticamente por alguns anos) se havia transformado em enorme mentira.

As pessoas reais postas em ação nessas memórias, a começar pela própria narradora, são em geral sujeitas a atitudes inesperadas e surpreendentes, como se a autora fosse uma espécie de Dostoiévski mais raso e menos prolixo. Mas a concisão, que em Parque Industrial (1933) é virtude, agora aparece como sintoma do estado de espírito de Pagu, marcado por um cansaço que pode ter a ver com muitas causas, inclusive o consumo de ópio no período que ela passou na China em sua longa viagem de navio a caminho do país dos sovietes.

Recordando sua atribulada juventude, a escritora se atribui retroativamente um turbilhão de sentimentos paradoxais. Não tendo obtido racionalização compreensível desse período, ela transmite um testemunho semelhante ao dos místicos que se referem aos tempos anteriores à conversão, quando imaginam ter vivido nas trevas. Transparece, em meio à confusão das recordações, uma incessante busca de sentido da parte de quem viveu, desde a época em que brincava com bonecas, a eclosão incompreensível de uma feminilidade sem objeto amoroso. A grande beleza de Pagu parece ter sido também uma terrível maldição: todos os homens, o tempo todo, não pensam em outra coisa – ao menos na fantasia da narradora – senão em fornicá-la.

Todos menos Oswald de Andrade, que a engravidou e com ela se casou. Depois de haver possuído o corpo da mulher, nunca mais demonstrou por ela o mesmo interesse. E Pagu se refere ao escritor, que ao menos lhe deu alguns rumos provisórios pela vida afora, com asco pelo que ela depõe ter sido o comportamento de um sátiro “colecionador de sexos”. É preciso recordar, porém, que o livro foi escrito como uma longa carta ao último companheiro de Pagu, o também escritor Geraldo Ferraz, na tentativa de esclarecê-lo sobre a complicada vida pregressa da artista e militante. Ela parece seguir o exemplo de Oswald, sem dúvida a maior figura do livro: uma sinceridade até cruel, de tão completa – mas… quem garante? Não esqueçamos que o livro é um prato cheio para a leitura psicanalítica.

Quando Pagu ingressa no Partido Comunista, enfim descobre um sentido para existir. Um sentido verdadeiramente religioso, como exigia a doutrina oficial nos tempos de Stálin. É a admiração por Prestes, numa visita feita a Buenos Aires a serviço do Partido, que encoraja aquela moça meio atordoada pelos efeitos da própria beleza a estudar seriamente. De passagem, num encontro com intelectuais argentinos, ela nos transmite uma imagem nada lisonjeira de Jorge Luis Borges e companheiros da elite modernista portenha, pois “minha ignorância era muito exigente”.

A adesão à luta revolucionária é descrita como marcada pelo ardor verdadeiramente místico. Existe certa ironia em passagens desse tipo, pois o livro foi escrito depois que Pagu se decepcionou com a União Soviética, sobretudo depois de presenciar uma criança mutilada pedindo esmolas em plena capital russa. Daí por diante, oscilando entre o apego ao filho Rudá, tido com Oswald, e a dedicação apostólica ao Partido, a vida da autora é um romance condensando em poucas páginas (cerca de 80). Ou melhor, é quase um romance, pois aparentemente a crise interior vivida no período em que o livro foi escrito impede Pagu de se concentrar na elaboração das cenas e descrições, ficando quase tudo no esboço.

Aceitando “proletarizar-se” para conquistar a confiança dos dignitários do PCB, ela vai trabalhar como metalúrgica no Rio de Janeiro e, embora protestando altivamente contra tal diretriz, concorda em prostituir-se para conseguir documentos que, afinal, revelam-se de pouca ou nenhuma valia. No fim de tudo, prevalece a desconfiança dos líderes revolucionários – que eram, pasme-se, intelectuais – contra a militante pequeno-burguesa a quem não se poderiam atribuir tarefas realmente importantes. Desconfiança que parece ter muito a ver com a circunstância de que Pagu, mais uma vez, estar tentando restabelecer a vida em comum com Oswald, o qual – entre outras providências – desbaratava sua herança para comparecer com dinheiro e apoio moral sempre que a mãe de seu filho precisava. Mais um tópico psicológico interessante: Oswald sai do livro bem maior do que nele entrou, enquanto a narradora, efeito talvez de o ter imitado na sinceridade, tem sua estatura moral bastante encolhida.

As últimas 20 páginas poderiam ser a melhor parte do livro, pois tratam da viagem à Rússia. Viagem que tem no caminho a costa brasileira em direção ao hemisfério norte e cidades dos Estados Unidos e do Japão. Nesse percurso é que Pagu reencontra o poeta Raul Bopp, autor do injustamente esquecido poema Cobra Norato (1931) e do apelido que a celebrizou. Na época da Semana de Arte Moderna (1922), Bopp também tentara beijá-la, mas agora se apresenta como um amigo providencial naquele recanto do mundo onde ela só encontrava desconhecidos que falavam línguas incompreensíveis – pois Pagu não dominava o inglês, muito menos o japonês.

As anotações sobre a viagem são muito esquemáticas, e pouco ficamos sabendo sobre o encontro da autora com Nehru, futuro primeiro-ministro da Índia, e o mais de sua estada na China, de que ela transmite quase nada além da notícia de seu desânimo, contrastado pela empolgação verdadeiramente pentecostal da entrada na Rússia e da viagem rumo a Moscou num trem da lendária ferrovia Transiberiana. Na capital soviética, ela relata “vertigens histéricas junto ao túmulo de Lênin”, ápice das emoções que consistiam em constatar que “aquilo” – ou seja, a Revolução de que os comunistas brasileiros falavam como do Reino dos Céus – de fato existia.

A explicação do guia destacado para acompanha-la em Moscou soa estranhamente familiar a um brasileiro dos dias de hoje: aquela criança pedindo esmola representava um contingente de “vagabundos que não querem trabalhar e fazem sabotagem à construção do socialismo”. E Pagu deixa Moscou num dia de parada militar no qual resplandece, rodeado por uma entusiasmada juventude em desfile, o “líder supremo da revolução”, Stálin.

 

Título: Paixão Pagu – A Autobiografia Precoce de Patrícia Galvão
Autor: Patrícia Galvão
Gênero: Biografia
Ano da edição: 2005
ISBN: 9788522006571
Selo: Editora Agir

Eloésio Paulo é professor titular da UNIFAL-MG e autor dos livros: Teatro às escuras — uma introdução ao romance de Uilcon Pereira (1988), Os 10 pecados de Paulo Coelho (2008), Loucura e ideologia em dois romances dos anos 1970 (2014) e Questões abertas sobre O Alienista, de Machado de Assis (2020). Desde 2021, colabora com a coluna “UNIFAL-MG Indica” do Jornal UNIFAL-MG e atualmente assina, no mesmo jornal, essa coluna exclusiva semanal sobre produções literárias. “Montra” significa vitrine ou espaço onde artigos ficam em exposição.


(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal UNIFAL-MG são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do Jornal UNIFAL-MG e nem posições institucionais da Universidade Federal de Alfenas).